• Carregando...
Ferry-boat liga Guaratuba à PR-412.
Ferry-boat liga Guaratuba à PR-412.| Foto: Jorge Woll/DER

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) estendeu até a próxima segunda-feira (9) a consulta pública com envio de sugestões para a travessia da baía de Guaratuba. Inicialmente o prazo final venceria nesta quarta-feira (4).

Os usuários do ferry-boat entre Guaratuba e Caiobá, no Litoral do estado, podem enviar suas considerações pelo site da Agepar. Desde o início do processo, no começo de fevereiro, a agência recebeu cerca de 500 contribuições.

Após o fim da consulta serão realizadas três audiências públicas ainda neste mês: dia 25 (quarta-feira) em Curitiba, dia 27 (sexta-feira) em Matinhos e dia 28 (sábado) em Guaratuba.

O atual contrato – prorrogado emergencialmente ano passado – vai até abril deste ano. O novo edital prevê um prazo de concessão de 10 anos e incluirá cláusulas que levam em conta a possibilidade da construção da ponte de Guaratuba.

O que deve ser modernizado

Na proposta inicial do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a nova concessão do ferry-boat deverá ter uma série de melhorias, que envolvem aumento de segurança e conforto para usuários e funcionários, melhoria do aspecto estético da embarcação, precisão no controle de tráfego, mais praticidade no pagamento de tarifas, além de maior acessibilidade e proteção ambiental.

A ideia é que seja feita a reconstrução das bilheterias e que o serviço passe a aceitar cartões de crédito e débito, além de compra antecipada por meio eletrônico como medida para atenuar as costumeiras filas no verão. Uma sede do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) também deve ser erguida no lado da Prainha (acesso a Matinhos).

Entre as medidas de segurança está previsto um sistema de câmaras com reconhecimento de objetos, pessoas e placas, e novos balaústres contra possíveis queda de veículos e de passageiros – há dois anos um homem morreu ao cair no mar. A iluminação também deve ser trocada por lâmpadas de LED.

A elevação do padrão para um modelo compatível à atualidade, também prevê internet wi-fi, captação da água da chuva e monitoramento das viagens em tempo real por GPS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]