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Tecnologia

Controle de velocidade testado em ônibus de Curitiba ganha estradas e países

  • PorBrunno Brugnolo, especial para a Gazeta do Povo
  • 06/02/2020 18:36
Biarticulado passa pela Praça do Japão.
O ligeirão na Praça do Japão| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Testado nas ruas de Curitiba entre março de 2018 e março de 2019 em 25 ônibus biarticulados da linha Santa Cândida/Praça do Japão, o controle automático de velocidade criado pela Volvo já ganhou o continente e o mundo, além das estradas brasileiras.

Ainda no ano passado, as encomendas feitas à fábrica da empresa na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) já saíram com a possibilidade do sistema ser ativado, dependendo apenas da escolha dos proprietários dos ônibus. "Todas as encomendas da América Latina desde o ano passado saem com essa possibilidade, seja urbano ou rodoviário, independente do veículo [biarticulado, articulado ou padrão]", afirma o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini.

Grandes entregas como a de 594 veículos feita em Bogotá, na Colômbia, e a de 120 em Santiago, no Chile, estão rodando com o controle automático de velocidade. A capital colombiana ainda receberá mais 106 veículos esse ano dentro da maior venda da década da marca concretizada em junho passado.

O sucesso no BRT curitibano, onde funcionou bem e ajudou a reduzir 50% dos acidentes envolvendo os expressos no trecho, deu o aval para a tecnologia ser incorporada a empresa a nível mundial. "[O sistema] É um desenvolvimento global da Volvo, o interessante da empresa é que nós temos ônibus que vão rodar na Índia que estão sendo desenvolvidos em Curitiba. A nossa engenharia é realmente uma engenharia global, feita a várias mãos, mas o primeiro uso com medição foi em Curitiba, em conjunto com a Urbs e os operadores", explica Todeschini.

Como funciona

Por meio de GPS, o sistema consegue identificar com precisão onde está o veículo e de forma automática, independente da ação do motorista, reduz a velocidade em áreas críticas como terminais, curvas perigosas, zonas com alta concentração de pessoas, entre outras. Basta o operador do veículo definir os pontos em que deseja reduzir a velocidade – e qual a velocidade máxima desejada – pela plataforma de conectividade da montadora de maneira remota e imediata.

Nas rodovias

Veículos entregues a empresas de transporte de passageiros de turismo feitas no fim de 2019 também ganharam o sistema para ser usado em rodovias. Localizar pontos críticos nas estradas, contudo, não é tão fácil quanto em áreas urbanas. Para isso, a Volvo está fazendo um teste para colocar a disposição dos compradores. "Pegamos a rodovia federal entre Curitiba e São Paulo [BR-116] e mapeamos através do Atlas de Acidentalidade [feito pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito com dados da PRF na BRs] 35 pontos com muitos acidentes, analisando que tipo de acidente tem e vamos carregar no nosso sistema automático de controle de velocidade a limitação nesses pontos. Vai caber ao cliente querer ou não acionar", diz Todeschini.

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Comentários [ 5 ]

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    Adriano

    ± 8 horas

    Cada vez mais sistemas inteligentes farão parte do cotidiano das pessoas.

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  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 10 horas

    Veja a velocidade dos articulados entre a Comendador e a Emiliano Perneta.Será que nessa quadra não funciona o controle?

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    1 Respostas
    • M

      mezz

      ± 8 horas

      Leia a matéria. O controle está em funcionamento apenas na linha Santa Cândida/Praça do Japão e a linha a qual você se refere é a Centenário/Campo Comprido...

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  • Z

    Zé Costa.

    ± 13 horas

    A Volvo como sempre , um exemplo . O presente e o futuro do trânsito é segurança com eficiência! Parabéns ao Grupo Volvo !

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  • L

    LAERTE EMILIO

    ± 23 horas

    uso da lei das probabilidades adotando recursos digitais disponíveis nos veículos para proporcionar segurança .

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