• Carregando...
Sede da Copel
A Copel Geração e Transmissão é uma das subsidiárias da companhia. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

O Conselho Administrativo da Companhia Paranaense de Energia (Copel) aprovou a abertura do capital social da Copel Geração e Transmissão, uma das subsidiárias da companhia, em reunião realizada na última segunda-feira (8). A abertura, entretanto, se refere à categoria B - que, de acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não envolve a venda de ações em bolsa de valores.

Em nota, a companhia informou que o objetivo da abertura é tornar a Copel Geração e Transmissão "ainda mais transparente ao mercado, já que isto significa que a empresa será obrigada a fornecer mais informações financeiras".

Com isso, de acordo com a Copel, a companhia se torna mais competitiva no mercado. Com a mudança, por exemplo, a empresa terá que publicar um balanço financeiro trimestral - e não anual, como vinha fazendo atualmente.

O que diz o estatuto da empresa

O Estatuto Social da Copel Geração e Transmissão, aprovado em assembleia geral de acionistas em 2018, diz que a subsidiária é composta por ações de capital fechado, ou seja, que pertencem integralmente à Copel. No total, o capital social da empresa é composto por R$ 5,5 bilhões de ações ordinárias - isto é, que garantem direito a voto nas decisões da companhia.

As subsidiárias são empresas 100% controladas pela Copel, que respondem pelas atividades da companhia. Além do braço de Geração e Transmissão, outras duas subsidiárias são voltadas à energia elétrica de geração hídrica: a Copel Distribuição e a Copel Comercialização. Já a Copel Renováveis é responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia originada de fontes renováveis.

Os planos para a Copel Telecom

O quadro de subsidiárias da empresa inclui, ainda, a Copel Telecomunicações, que explora a internet de fibra óptica - operadora que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) pensa em privatizar. "A Copel Telecom não tem como disputar com as maiores do mundo, que estão todo dia colocando dinheiro em uma velocidade muito maior. Não é necessidade básica da população. A Copel Energia é necessidade básica, tem um desenvolvimento social envolvido. A Copel Telecom, não. Não tem porque a gente manter esse ativo sendo que está faltando dinheiro para outras áreas. É uma bobagem", disse o governador em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]