• Carregando...
Paranaguá vai reabrir o comércio e tornar obrigatório o uso de máscaras
| Foto: Bigstockphoto

A prefeitura de Paranaguá publicou um edital em que altera as regras de funcionamento do comércio, com reabertura escalonada de atividades não essenciais a partir da semana que vem, e a obrigatoriedades de uso de máscaras por todos as pessoas que estiverem em locais como ônibus e supermercados. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (6), pelo prefeito Marcelo Roque, nas redes sociais da administração.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

Ele declarou que tomou a decisão de reabertura do comércio não por ter sido pressionado, mas por convicção e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) – embora a OMS não tenha nenhuma recomendação nesse sentido. De acordo com o decreto, cada segmento empresarial pode funcionar apenas em dias específicos. Por exemplo, floriculturas podem abrir às quartas e sextas-feiras, joalherias às terças e quintas-feiras e as lojas de roupa e calçado às segundas e quartas-feiras.

O comércio de artigos não essenciais está fechado em Paranaguá desde 16 de março. O prefeito destacou que as medidas de distanciamento social seguem inalteradas e que o toque de recolher noturno continua em vigor. A rodoviária permanecerá fechada e o acesso a parques, praças e ginásios, e os passeios à Ilha do Mel continuam proibidos.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a obrigatoriedade do uso de máscaras, a partir de quarta-feira (8), por quem estiver no transporte coletivo, em taxis ou aplicativos, para ir a farmácias e supermercados e também para o desempenho das atividades em repartições públicas e empresas privadas. Pelas redes sociais, ele afirma que entende que o produto está em falta, mas aponta que seria possível fazer artesanalmente. O próprio decreto ensina como fazer uma máscara caseira.

Questionada pela Gazeta do Povo, a prefeitura informou o material é comum e acessível para a maior parte das pessoas e que a população carente receberá doações da Provopar. Segundo a assessoria, quem for flagrado sem máscara será orientado sobre a necessidade de utilização, tendo em vista que o objetivo é a conscientização. A fiscalização será feita por funcionários de vários órgãos, como Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Num primeiro momento, até pela falta de produto, as máscaras foram indicadas apenas para profissionais de saúde e para pessoas com sintomas de Covid-19. Mais recentemente, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso massivo, mas sem obrigatoriedade. O uso sem o manuseio correto ou com materiais inadequados pode ser uma fonte de contaminação.

A prefeitura de Paranaguá ainda estabeleceu que todos os locais com circulação de pessoas, como repartições públicas e lojas, precisam oferecer álcool em gel. E que apenas uma pessoa de cada família poderá ir ao supermercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]