i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

CRM-PR alerta para risco de falta de fármacos usados em intubação e ventilação mecânica

  • Por Célio Yano
  • 22/06/2020 10:28
Ventilador mecânico.
| Foto: Bigstock

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu dois alertas neste domingo (21) relacionados à utilização de fármacos e medicamentos em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo a entidade, há risco de desabastecimento de insumos necessários à intubação e à manutenção de ventiladores mecânicos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“São medicamentos utilizados em hospitais, nos centros cirúrgicos e em unidades de terapia intensiva [UTI], para procedimentos que exigem anestesia, analgesia, sedação e relaxamento muscular”, explica o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida. “É importante que sejam utilizados muito criteriosamente, para que não venham a faltar quando forem realmente necessários.”

A recomendação da entidade é que procedimentos eletivos sejam suspensos até o controle da pandemia, desde que o adiamento não cause prejuízos ao paciente.

CRM-PR alerta contra automedicação

Outro comunicado emitido pelo CRM-PR também neste domingo (21) diz respeito ao uso de remédios para tratamento doméstico da Covid-19. A entidade alerta que a prescrição de medicamentos deve ser realizada exclusivamente por médicos, com base no quadro clínico de cada paciente.

Resultados de pesquisas preliminares que indicaram efeitos positivos de compostos em fases específicas do tratamento contra o novo coronavírus geraram corridas às farmácias por pacientes que tinham a intenção de se prevenir do vírus, contrariando as indicações de órgãos de saúde e entidades de profissionais médicos.

Estudos com cloroquina e hidroxicloroquina, por exemplo, acabaram não mostrando eficácia dos medicamentos na cura da Covid-19. “Agora tem a questão do corticoide [dexametasona]”, destaca Yosida. “Não é qualquer corticoide, não é qualquer dose, não é para prevenção e nem para caso leve”, ressalta. “O uso recomendado é apenas para situações específicas, em ambiente hospitalar, após avaliação médica”.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Sr. Walker

    ± 0 minutos

    Já já vai faltar de tudo. Ficaram pensando que a pandemia só iria afetar os outros estados, que aqui na Europa, estaríamos livres da desgraça. Agora serão duas desgraças: a doença e falta do que se usa para combater essa peste moderna.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 14 horas

    Teoria é uma coisa e prática é outra . No dia a dia , na frente de combate a hidroxicloroquina, azitromicina, prednisolona , enoxiparina , vitaminas C mais zinco , dipirona fazem parte da tropa de choque. Pergunta pra quem tomou se não funcionou....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]