• Carregando...
O CMP se encontrava sob indicativo de interdição ética desde setembro de 2020
O CMP se encontrava sob indicativo de interdição ética desde setembro de 2020| Foto: Divulgação/CRM-PR

Por falta de pessoal, insumos e equipamentos, o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná determinou a interdição ética do Complexo Médico Penal (CMP) de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O local é responsável pelo atendimento médico da população carcerária. A decisão foi tomada na segunda-feira (21) e, na prática, significa que o CMP não poderá admitir novos pacientes a partir de 4 de abril. Ou seja, fica limitada a prática médica no local, para proteger a saúde dos profissionais e dos pacientes. O CMP se encontrava sob indicativo de interdição ética desde setembro de 2020.

O CRM informou que vem acompanhando a situação do Complexo Médico Penal “há vários anos” e que “reiterados pedidos para restabelecimento de condições éticas para o exercício da medicina não foram acolhidos”.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Em fiscalização recente constatou degradação gradativa das condições para prestação de serviços de saúde no local. Os problemas encontrados afetam não só os profissionais que ali atuam, mas também a população assistida, que é composta de internos em Medida de Segurança por questões de saúde mental e de presos com diversas afecções clínicas e cirúrgicas ou que apresentam vulnerabilidade aumentada como gestantes, idosos, cadeirantes e acamados”, aponta o CRM.

Segundo o CRM, a interdição ética vigora até que “as medidas necessárias sejam tomadas pelas autoridades competentes para normalizar os atendimentos”. A Gazeta do Povo procurou o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Mas, no final da manhã desta quarta-feira (23), o Deppen se limitou a responder, em nota, que ainda “não foi notificado da decisão” do CRM. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e ainda aguarda um retorno.

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), por meio do seu Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (Nupep), informou que está acompanhando o caso. Em nota, a DPE ressalta que as más condições de trabalho dos médicos “acarretam em violação dos direitos humanos dos apenados e apenadas e também dos profissionais de saúde”.

“O Nupep lembra ainda que, segundo os artigos 10 e 14 da Lei de Execução Penal, é direito dos apenados (as) e dos presos (as) provisórios (as) a assistência à saúde em caráter preventivo e curativo, que abrange atendimento médico, farmacêutico e odontológico. O Nupep frisa também que a responsabilidade de conceder esse direito é da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária”, acrescenta o Nupep.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]