• Carregando...
Curitiba convoca voluntários da área da saúde para atuar no combate ao coronavírus
| Foto: Luiz Costa/Arquivo SMCS

Em Curitiba, onde já vigora um decreto de situação de emergência, a Secretaria Municipal de Saúde está chamando profissionais e estudantes da área para atuar como voluntários no combate ao coronavírus na cidade. A partir desta terça-feira (17), os interessados devem entrar em contato pelo telefone 41-3350-9421, das 8h às 18h. Os voluntários poderão atuar nas 111 unidades básicas de saúde da capital e nas nove unidades de pronto atendimento, as UPAs.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

A ideia é que os voluntários apoiem as equipes na triagem dos pacientes e em outras atividades que possam tornar ainda mais ágil o atendimento. A campanha de vacinação contra a gripe, que neste ano foi antecipada e começa na próxima segunda-feira (23), também deverá contar com o apoio dos voluntários.

Central de atendimento

Outra área em que o apoio dos profissionais e estudantes vai ser importante é na Central de Atendimento (telefone 41-3350-9000) criada na última sexta-feira (13) para tirar dúvidas sobre o coronavírus. De acordo com a prefeitura de Curitiba, estão sendo atendidas por dia, em média, 950 ligações. A equipe trabalha das 8h às 23h.

Quem deve ligar para o telefone 3350-9000 é, prioritariamente, quem viajou, nos últimos 30 dias, para o exterior (qualquer país) e apresenta os seguintes sintomas: febre e coriza, febre e dor de garganta ou febre e tosse contínua. Devem ligar também aqueles que tiveram contato com alguém que tenha retornado de viagem ao exterior.

Também há um tira-dúvidas pelo WhatsApp, criado pela prefeitura de Curitiba. Para ter acesso, basta mandar a palavra “Coronavírus” como mensagem para o número 41-99876-2903.

Contratações

Na segunda-feira (16), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), também anunciou que vai contratar 428 profissionais de saúde para trabalhar no combate ao coronavírus na cidade. Serão 50 médicos, 150 enfermeiros e 228 técnicos de enfermagem, que passarão a reforçar de maneira emergencial o quadro de servidores.

Procurada pela Gazeta do Povo nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde explicou que o edital com as regras de contratação ainda está sendo elaborado. Também está sendo criado um sistema para que os profissionais façam seus cadastros. Se tudo correr dentro do previsto, a expectativa é que o processo seja concluído até o fim da semana que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]