• Carregando...
Parque Barigui em Curitiba na manhã desta sexta-feira, 21/08/2020
Parque Barigui em Curitiba na manhã desta sexta-feira, 21/08/2020| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

A sexta-feira (21) amanheceu gelada e congelante em grande parte do Paraná e em Curitiba, mas sem o registro da tão esperada neve. A capital registrou mínima de 3,9ºC, com sensação térmica de 3ºC por volta das 7h45. Em Curitiba, o tempo variava entre garoa, vento frio e até mesmo chuva, mas sem neve. Já no Paraná, o recorde do frio nesta sexta-feira era em Palmas, com -2,8ºC. A expectativa era de que a neve chegasse ao Paraná entre a noite desta quinta-feira (20) e manhã de sexta, o que não deve ocorrer.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

De acordo com o Simepar, Curitiba e região devem passar a sexta-feira com uma sensação de frio úmido. A massa de ar frio pós frente fria já avança pela região e as temperaturas despencam. A amplitude térmica deve girar entre 3,9º C e 7ºC. “Ainda devem ocorrer chuvas por causa da umidade. A frente fria segue se afastando lentamente e o vento que vem do oceano segura a nebulosidade. A partir de sábado (22), o tempo deve começar a ficar mais seco”, explica o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo mudou rapidamente e a massa de ar polar acabou avançando mais rápido que o esperado, praticamente acabando com as chances de neve e de chuva congelada, uma vez que o tempo acabou ficando aberto e com geada.

Em Curitiba a temperatura vai seguir baixa nesta sexta-feira. Segundo o Simepar, os termômetros na capital não passam dos 7ºC. O período menos frio será entre às 13h e 16h. A partir do meio da tarde a temperatura volta a baixar, chegando aos 5ºC durante a noite. A chuva pode ser registrada ainda durante a manhã.

No sábado (22) o frio promete ser ainda mais intenso, já que a mínima prevista é de 3ºC durante a madrugada, entre 3h e 7h da manhã. A máxima para o sábado é de 11ºC e não deve chover. Já no domingo as temperaturas sobem um pouco e ficam entre os 7ºC e 15ºC.

Mínima no Paraná foi em Palmas, com -2,8ºC.

Por volta das 5h, a temperatura mais baixa no Paraná era em Palmas, com -2,8, Cascavel, com -1,3 e General Carneiro, com zero grau.

Conforme aponta o Simepar, apesar do ar frio começar a ingressar no Paraná com o afastamento das frente fria, as chuvas continuam nesta sexta-feira entre o Noroeste e o Leste do Paraná e diversas cidades já superaram a média climatológica para agosto. Curitiba, por exemplo, já registrou 123 milímetros de chuva no mês. A média mensal em agosto, na capital, é de 80 milímetros. Segundo o Simepar, as outras cidades que superaram a média são  Apucarana (173 mm e média de 71 mm), Cascavel (145 mm e média 88 mm), Guarapuava (227 mm e média 102 mm), Jaguariaíva (187 mm e média 74 mm) e Londrina (142 mm e média 60 mm).

Nevou no RS

Os primeiros registros de de neve ocorreram na tarde de quinta-feira. Segundo a Somar Meteorologia, em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na serra gaúcha, houve neve e chuva congelada ao mesmo tempo. Já em Nova Petrópolis e em São José dos Ausentes, moradores registraram chuva congelada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]