• Carregando...
Alta de casos de Covid-19 dificulta o monitoramento dos infectados pela prefeitura de Curitiba.
Central do teleatendimento da Prefeitura para dúvidas sobre coronavírus em Curitiba.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A vinda de pessoas de Manaus com Covid-19 para Curitiba nos últimos dias vem preocupando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reforçou o monitoramento desses pacientes. Isso porque uma mutação do coronavírus foi detectada no Amazonas, cuja capital está com o sistema de saúde colapsado por falta de oxigênio para atender a grande quantidade de pacientes com Covid-19.

As principais notícias do Paraná no WhatsApp

Nenhum dos 30 leitos para pacientes com coronavírus disponibilizados semana passada pela prefeitura de Curitiba a pacientes de Manaus foi ocupado até esta quinta-feira (21) - governo do Paraná também ofereceu 25 leitos neonatais para bebês manauaras. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde vem percebendo um aumento de atendimento de pacientes de Manaus com suspeita de Covid-19 tanto nas UPAs, quanto nos hospitais.

Curitiba notificou nove pacientes de Manaus com coronavírus, cujos exames laboratoriais foram todos encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para verificar se estão contaminados com a nova cepa do vírus. Três deles estão internados e quatro em isolamento domiciliar.

O caso mais preocupante é de um casal que testou positivo em uma UPA de Curitiba e não está atendendo as ligações do monitoramento da equipe da prefeitura. Neste caso, se não encontrar o homem e a mulher nos próximos dias, o município pode acioná-los pelo crime de saúde pública.

“Após a confirmação de positivo para coronavírus em uma das nossas UPAs, o casal sumiu e não atende mais nossos contatos. Pedimos encarecidamente que essas pessoas se apresentem ao município para serem monitorados”, apela a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak no site da prefeitura.

A Secretaria de Saúde orienta enfaticamente para que todas as pessoas que venham de Manaus e tenham sintomas de coronavírus liguem imediatamente para a Central da Covid-19 da prefeitura, no número 3350-9000.

“Em Manaus há uma explosão de casos de uma nova variante do vírus. Por isso é importantíssimo que as pessoas dessa região que vierem a Curitiba e apresentarem sintomas respiratórios permaneçam em isolamento por no mínimo dez dias e entrem em contato conosco”, reforça a médica infectologista Marion Burger, da Secretária Municipal de Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]