• Carregando...
Leito de UTI para tratamento exclusivo do coronavírus.
Leito de UTI para tratamento exclusivo do coronavírus.| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

A prefeitura de Curitiba decretou nesta sexta-feira (27) o retorno da bandeira laranja após o avanço da pandemia de coronavírus – a capital vem batendo dia após dia recordes de casos e de internações por Covid-19, chegando a 94% de ocupação de leitos de UTI quinta-feira (26). A partir do decreto 1600/202 assinado pelo prefeito Rafael Greca, diversas atividades passam a ter restrição de funcionamento e horário. O decreto tem validade de sete dias.

Entre os estabelecimentos que estão proibidos de funcionar na bandeira laranja estão bares, casas noturnas, casas de festas e qualquer outro que possa causar aglomerações. O decreto também proíbe encontros empresariais.

Já os outros estabelecimentos seguem praticamente iguais. Academias e supermercados, por exemplo, não sofrem mudanças. Já os shoppings, por exemplo, poderão abrir das 8h às 22h todos os dias da semana. Já  restaurantes e lanchonetes estão autorizados a funcionar das 6h às 22 horas também todos os dias da semana, inclusive no sistema de buffet. Feiras livres também estão liberadas das 6h às 22h.

Circos, teatros, cinemas e museus poderão funcionar também das 6h às 22h, mas com a proibição de consumo de alimentos e bebidas e com capacidade máxima de 50% de lotação.

Um ponto que chama a atenção é que o decreto autoriza música ao vivo nos estabelecimentos liberados de funcionar, desde que não tenham pista de dança.

Hotéis, pousadas, hostels e resorts poderão receber hóspedes, desde que reduzam a capacidade de ocupação em 50%.

Fiscalização

A fiscalização para o cumprimento do decreto da bandeira laranja será reforçada para evitar aglomerações. A Ação Integrada de Fiscalização Integrada (Aifu) – força tarefa com órgãos municipais e estaduais, como Vigilância Sanitária, Urbanismo, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entre outros – vai focar nas autuações.

“Passamos do ponto das orientações. O momento é de autuação direta e embargos para quem não estiver controlando suas atividades”, alerta Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. A população pode denunciar aglomerações pela Central 156 da prefeitura por telefone, site ou aplicativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]