• Carregando...
Vista aérea geral do calçadão da Rua XV de Novembro no centro de Curitiba
Comércio tem horário unificado para toda RMC.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

O governo do estado anunciou na tarde desta sexta-feira (19) as regras únicas para o funcionamento do comércio de todas as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O decreto, que já vale a partir de amanhã para o comércio em geral e a partir de segunda-feira (22) para shoppings, estabelece os dias e horários permitidos para os segmentos do varejo.

Na prática, o decreto (feito em acordo com os prefeitos da RMC) vai estender as medidas para comércio de rua e shoppings já decretadas pela bandeira laranja curitibana, em vigor desde a última segunda-feira (15).

  • Comércio deve abrir às 10 h e fechar às 16 h
  • Shoppings centers devem abrir às 12 h e fechar às 20 h de segunda à sexta-feira, com proibição de abertura aos sábados e domingos.

"Estamos entrando em um momento mais agudo do coronavírus devido as aglomerações nas ruas. Nossa preocupação especial é com o transporte coletivo, onde tem o maior número de aglomerações de pessoas, especialmente no horários do rush pela manhã e tarde", declarou o governador. Essa preocupação já havia sido relatada por Ratinho Junior há dois meses em entrevista à Gazeta do Povo.

Na avaliação do governador, a flexibilização dos horários de trabalho deve ajudar a reunir menos pessoas nos ônibus. "Peço também para o patrão que tenha funcionários domésticos negocie um horário alternativo, combine com essa pessoa chegar em outro horário fora do pico e nos ajude para que não haja aglomeração e as medidas tenham maior eficácia".

O governador disse que de nada adianta as medidas de restrição se o cidadão não colaborar, citando também outro decreto que proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica após as 22h em todo o estado. "O que vai vencer o vírus é o bom senso do paranaense. Não dá para o pai pegar a criança e ir passear no mercado, estamos em um momento de pandemia, fica nosso pedido de compreensão", apelou.

Também no decreto, o governo recomenda a restrição do acesso de criança menores de 12 anos em supermercados.

"O Paraná ainda é um dos menos impactados pelo coronavírus, mas não é porque teve certo sucesso até agora que pode fraquejar. Não vamos voltar ao normal nos próximos 30, 60 ou 90 dias", alertou o governador.

O novo decreto estadual não menciona regras para estabelecimentos como academias e bares, que atualmente estão proibidos de abrir na capital. Questionado, o governador disse os que municípios têm autonomia para definir outras questões. "Se um prefeito achar que o município deve ter uma restrição maior o governo vai respeitar", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]