• Carregando...
Em foto de arquivo, deste mês de julho, prefeito Rafael Greca assina ordem de serviço para obras
Em foto de arquivo, deste mês de julho, prefeito Rafael Greca assina ordem de serviço para obras| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na manhã desta terça-feira, a adoção de novo decreto municipal para atualizar as permissões de funcionamento de estabelecimentos comerciais durante a vigência da bandeira laranja – de alerta para o alto risco de contaminação pelo coronavírus – no município. Assinado pelo prefeito Rafael Greca (DEM), o novo decreto inclui as academias entre os serviços não essenciais autorizados a funcionar sem restrição de horários, com exceção dos domingos. O decreto ainda permite a realização de missas e cultos religiosos, limitando a 30% da capacidade de igrejas ou templos, conforme lei estadual.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

A prefeitura também acabou com a restrição de horário de funcionamento dos restaurantes (anteriormente fixado até às 15h). Agora, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de segunda a sábado até às 22h. Depois deste horário e aos domingos, apenas com delivery.

O decreto ainda ampliou o horário de funcionamento do comércio. Liberado para funcionar entre 10h e 16h, todo o comércio da cidade poderá fechar às 18h novamente. Já os supermercados não poderão mais funcionar aos domingos.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, destaca que se trata de uma proposta que disciplina as atividades, tomando os cuidados necessários para evitar a transmissão da Covid-19. “Buscamos o equilíbrio, para que a cidade possa seguir funcionando, com todos os cuidados com a saúde da população e com o controle do vírus. A efetividade das ações, no entanto, depende muito da colaboração de todos. Temos de fazer parte de um pacto de responsabilidade, entre município, empresários e a sociedade”.

Com o novo decreto, permanecem suspensas as atividades de entretenimento como casas noturnas, cinemas, teatros e circos; bares; parques e praças esportivas; atividades físicas aquáticas e práticas esportivas coletivas; clubes sociais e esportivos.

Em coletiva de imprensa no final da manhã desta terça-feira, Márcia Huçulak refutou o termo flexibilização. "Não estamos flexibilizando nada. Seguimos em bandeira laranja e estamos decretando quarentena nos finais de semana. Fizemos pequenos ajustes entendendo a necessidade de equilíbrio com a cidade. Temos que pensar, também, na geração de emprego e renda. As pessoas estão cansadas, angustiadas e precisamos das pessoas. Não venceremos a pandemia se não tivermos apoio da sociedade", argumentou.

A secretária disse que a prefeitura cogitou a reabertura dos parques, mas voltou atrás depois dos registros de aglomeração do último final de semana. "Queríamos abrir os parques, mas o que foi visto no último final de semana não permitiu. Teve muita aglomeração. A academia é uma atividade individual. Nos parques, infelizmente, as pessoas se encontram, relaxam, não usam máscaras. Isso nos deixou muito preocupados". Questionada como a prefeitura permitiu que os parques lotassem mesmo estando fechados, a secretária reconheceu que o município não tem condições de fiscalizar o cumprimento do decreto. "Acabamos de fazer reunião com Guarda Municipal, Urbanismo, Vigilância Sanitária no sentido da fiscalização, mas, numa cidade com 2 milhões de pessoas, quem amarra as pessoas para não sair de casa em um domingo ensolarado? A Guarda esteve com carro de som, em todos os locais da cidade, e fomos solenemente ignorados. A prefeitura tem atuado, tem multado e tem agido, mas temos nossas limitações", disse.

Huçulak reconheceu que a ocupação de mais de 90% dos leitos de UTI habilitadas para Covid-19 na cidade durante todo o mês de julho é preocupante, mas disse que esse não é o único indicador avaliado para definir as regras de enfrentamento à pandemia. "O pessoal se prende muito na ocupação das UTIs. Temos nove indicadores. Desde 13 de junho a taxa de ocupação já estava no vermelho e isso que nos levou à bandeira laranja. Mas ninguém, das pessoas que faleceram, morreu por falta de assistência ou falta de leito. O que mais nos preocupa e pode nos levar para a bandeira vermelha não é o leito de UTI. Temos que nossa preocupar com os seis indicadores de propagação da doença", afirmou.

A secretária diz trabalhar com a possibilidade de Curitiba atingir o pico da pandemia na próxima semana. "Pelo que vimos dos outros estados, a pandemia teve uma duração de oito semanas. Estamos na nossa sétima semana e estamos caminhando para o final de julho, que é, historicamente, o nosso pico de síndromes respiratórias", disse. "Mas, para isso, precisamos da colaboração da população. Se tiver sintoma respiratório, faça isolamento, assim você evita de contaminar outras pessoas e contem a propagação do vírus. Não vá ao shopping só porque ele está aberto. Se o mercado estiver cheio, não entre. Se não precisa ir à academia, não vá. Mas tem gente que precisa fazer atividade física para sua saúde, por isso decidimos permitir a abertura", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]