• Carregando...
Demanda por testes de Covid explode e agendamento fica mais lento
| Foto: Bertrand Guay/AFP

O aumento de casos de Covid-19 tem levado a uma explosão na procura por testes nos maiores laboratórios e farmácias de Curitiba. Com isso, esses estabelecimentos estão tendo filas para a testagem e, em alguns casos, um prazo mais estendido para os resultados.

O laboratório Lanac, que tem 63 postos em Curitiba, Litoral e Campos Gerais, teve na segunda-feira (10) um registro de exames 800% superior ao dos dias de dezembro. Desses testes, cerca de 48% dão positivo para a doença.

Os postos do laboratório ainda conseguem atender aos clientes no mesmo dia, apesar das longas filas, mas o resultado, que antes era previsto para sair em 24 horas, agora pode levar até dois dias para sair.

O agendamento para exames através da Unimed, tanto para clientes quanto para o particular, passou de 1 para 3 dias. Estão sendo feitos cerca de 800 testes para Covid-19 e 50 para Influenza, todos os dias.

“A gente teve um aumento muito grande da procura pelo RT-PCR Covid. Antes do Natal, no ano passado, eram em torno de 150 a 200 coletas por dia. Devido à demanda, hoje estamos em 800 coletas por dia, nossa capacidade. O tempo de espera está levando até três dias devido ao aumento de procura e, de lá para cá, sentimos que esse crescimento veio de um descuido da população, de forma geral. Todo mundo relaxou, começou a se aglomerar, vieram as festas de fim de ano e as pessoas esqueceram um pouco da gravidade da doença”, disse em comunicado Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório.

Já a rede de farmácias Nissei apresentou uma procura 97% maior para esses exames, em comparação a dezembro.

Fique atento ao período de detecção do vírus da Covid-19

Talita Sabedotti, diretora do Lanac, explica que o exame de PCR detecta o vírus entre os dias 3 e 10 de infecção. Um teste feito antes do terceiro dia pode dar um resultado falso negativo. “A pessoa pode ter um resultado negativo que seria positivo dali a dois ou três dias. E ainda ocupa um lugar na fila que poderia ser evitado ou adiado", orienta.

É importante lembrar que, mesmo respeitando o período correto para a realização do exame, quem tem sintomas gripais deve se isolar para evitar a transmissão do vírus. Com o aumento também dos casos de Influenza, os laboratórios oferecem testes que podem detectar ao mesmo tempo o coronavírus quanto os vírus de gripe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]