O Paraná está investindo atualmente mais de R$ 3 bilhões na ampliação e melhoria da malha rodoviária estadual. A informação é do diretor técnico do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Luiz Carlos de Cristo, que fez uma apresentação online promovida pelo órgão na manhã dessa quarta-feira (18). De acordo com ele, os recursos estão sendo aplicados em uma série de obras que já estão em andamento e projetos a serem executados até 2022.
Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp
Esses investimentos estão divididos em dois programas. O primeiro é o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística do Paraná, viabilizado através de um empréstimo de US$ 235 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com uma contrapartida de US$ 200 milhões do governo estadual. No total, são cerca de R$ 2,2 bilhões que contemplam, além de obras rodoviárias, planos diretores aeroportuários e estudos para ferrovias e modais aquaviários.
O segundo programa é o Avança Paraná, que conta com um financiamento de R$ 1 bilhão do Banco do Brasil para obras de duplicação, implantação de terceiras faixas e recuperação de rodovias. Desse montante, R$ 300 milhões são destinados ao Cremep, programa para recuperação de 2 mil quilômetros de rodovias e que já tem metade das obras executadas. "Esperamos terminar em um ano. Já estamos estudando um novo programa de recuperação, numa modalidade diferente, mais efetiva", diz Luiz Carlos.
Segundo o diretor do DER, as obras em andamento somam R$ 482 milhões (veja algumas delas ao final da reportagem), enquanto as planejadas (em fase de projeto ou licitação) representam R$ 830 milhões. Dessa última relação, destaque para duas: o Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, com extensão de 15,6 quilômetros e investimento de R$ 110 milhões; e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, em Matinhos, no litoral, com investimento de R$ 34,5 milhões.
Projetos para o litoral e corredor central
Outros R$ 50 milhões estão previstos para obras que estão em projeto. Uma delas é a Ponte de Guaratuba, que fará a ligação com o município de Matinhos e aguarda abertura de licitação. Outra é a ampliação da capacidade do corredor central rodoviário do Paraná, um trecho de 262 quilômetros entre os municípios de Pitanga, Campo Mourão e Mauá da Serra. Por fim, Luiz Carlos destaca também a duplicação da PR-412, que liga Matinhos a Pontal do Paraná, no litoral.
Para o ano que vem, o DER já tem planejados mais 33 projetos e obras, que compreendem 1,2 mil quilômetros e investimentos de R$ 90 milhões. "Até alguns anos atrás, as obras de concessionárias representavam a maior parte daquelas realizadas em rodovias do Paraná. Com uma nova visão de gestão, hoje temos uma carteira de investimentos para subsidiar melhorias em todo o estado", conclui o diretor.
Principais obras em execução pelo DER
PR-090: acesso ao contorno de Castro
Extensão: 2,7 km
Valor: US$ 3,7 milhões
PR-912: pavimentação Coronel Domingos Soares/Palmas
Extensão: 27 km
Valor: US$ 14,5 milhões
PR-364: pavimentação São Mateus do Sul/Irati
Extensão: 47 km
Valor: US$ 27,9 milhões
PR-239: pavimentação Pitanga/Mato Rico
Extensão: 43 km
Valor: US$: 22,9 milhões
PR-323: duplicação Paiçandu/Doutor Camargo
Extensão: 20,75 km
Valor: US$ 6,8 milhões
PR-445: duplicação Londrina/Irerê
Extensão: 15,28 km
Valor: US$ 6,7 milhões
PR-092: duplicação Curitiba/Almirante Tamandaré
Extensão: 4,74 km
Valor: R$ 90 milhões
-
Um guia sobre a censura e a perseguição contra a direita no Judiciário brasileiro
-
O “relatório da censura” e um momento crucial para a liberdade de expressão
-
Braço direito de Moraes no STF já defendeu pena de morte e é amigo de Val Marchiori
-
Três governadores e 50 parlamentares devem marcar presença no ato pró-Bolsonaro de domingo
Reintegrado após afastamento, juiz da Lava Jato é alvo de nova denúncia no CNJ
Decisão de Moraes derrubou contas de deputado por banner de palestra com ministros do STF
Petrobras retoma fábrica de fertilizantes no Paraná
Alep aprova acordos para membros do MP que cometerem infrações de “menor gravidade”
Deixe sua opinião