• Carregando...
CNHs
CNHs agora são entregues pela transportadora Combo Logística| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Uma mudança no envio de documentos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) tem gerado uma série de reclamações nas redes sociais do órgão. A maior parte dos comentários diz respeito ao atraso na entrega da carteira nacional de habilitação (CNH) e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Outra crítica frequente é sobre o sistema de rastreio da postagem, que não estaria funcionando adequadamente.

RECEBA notícias do Paraná em seu WhatsApp

Desde o dia 20 de novembro, a entrega deixou de ser feita pelos Correios, ficando a cargo da empresa Combo Logística. Na ocasião, o órgão destacou que o objetivo da mudança era “diminuir os prazos de entrega e ter mais agilidade no atendimento ao cidadão”. Mas, por enquanto, não foi isso que aconteceu.

“Estamos em um processo de migração e adequação dos nossos procedimentos, portanto, é possível que ocorram alguns contratempos, mas estamos trabalhando para sejam os mínimos possíveis”, declarou o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut, em nota publicada no site do órgão em 18 de novembro.

Em meio à onda de reclamações, o Detran divulgou nesta semana um novo comunicado, no qual afirma que “até a presente data, a empresa encontra-se dentro dos prazos estabelecidos para a entrega dos documentos aos cidadãos paranaenses”. Apesar disso, no mesmo texto, o órgão reconhece que podem ocorrer problemas. “Pedimos sua compreensão e paciência até que esta transição de empresas esteja concluída e os serviços possam ser prestados de forma mais eficiente, sem causar transtornos.”

De acordo com o Detran, tanto o CRLV quanto a CNH e a permissão internacional para dirigir (PID) devem ser entregues no endereço cadastrado em até dez dias úteis. Caso o endereço esteja incorreto, incompleto, não seja localizável ou esteja em zona rural, os cidadãos poderão retirar o documento na Ciretran responsável pelo município após o 15º dia útil da postagem.

No caso da CNH ou do PID, a correspondência só é entregue em mãos, o que significa que, caso não haja uma pessoa responsável no endereço para recebê-la, após três tentativas, o documento também fica à disposição na Ciretran.

Nota de esclarecimento

A Combo Logística, empresa com sede em São Paulo, assumiu as entregas de CNHs, CRLVs e PIDs emitidas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) no último dia 20 de novembro de 2019, mediante um contrato de prestação de serviço que tem como principal objetivo reduzir os custos e aumentar a agilidade das entregas.

Até a tarde desta sexta-feira (6), 98,6% dos documentos emitidos no dias 20 e 21 de novembro - as únicas datas cujos prazos finais de 10 dias úteis já venceram - haviam sido entregues. No restante, os outros 1,4%, entram situações de condutores que não estavam presentes nas três tentativas feitas e endereços não localizados, por exemplo. Por dia, o Detran-PR emite cerca de 25 mil CRLVs e 5 mil CNHs.

Neste fim de semana, 7 e 8 de dezembro, a Combo fará um mutirão em todo o estado para estabilizar o volume de entregas acumuladas, tendo em vista que esta é uma das épocas em que o departamento mais emite documentos veiculares. Além disso, para diminuir qualquer tipo de transtorno que possa impactar na mobilidade dos paranaenses, a Combo estuda uma reestruturação da sua equipe de entregas e do modo como o serviço é praticado. Para os próximos dias também estarão no ar novos canais de comunicação com os cidadãos nas redes sociais, o que facilitará o esclarecimento dos processos.

O rastreio das CNHs confeccionadas a partir do dia 20 de novembro e já entregues à Combo pode ser acessado diretamente no site http://www.combolog.com.br/. Para isso, é preciso ter em mãos o número do processo no Detran.

A Combo Logística lamenta qualquer tipo de contratempo que possa ter surgido neste período de transição e reitera que todas as medidas para minimizar os impactos vêm sendo tomadas.

Conteúdo editado por:Katia Brembatti
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]