• Carregando...
Deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) deve permanecer na principal cadeira da Assembleia Legislativa
Deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) deve permanecer na principal cadeira da Assembleia Legislativa| Foto: Arquivo Alep

A eleição que definirá o comando da Assembleia Legislativa do Paraná até janeiro de 2023 está marcada para as 14h30 de segunda-feira (10), mas seu resultado não deve trazer surpresa. A única chapa inscrita até agora é encabeçada pelo atual presidente da Casa, o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB). Afinado com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Traiano conta com o apoio da ampla bancada aliada do chefe do Executivo para permanecer na principal cadeira do Legislativo, cujo orçamento para 2020 ultrapassa os R$ 750 milhões. Para ser eleita, a chapa precisa ter maioria absoluta de votos entre os 54 deputados estaduais. A eleição é nominal e aberta, ou seja, os votos não são secretos.

As informações mais importantes do Paraná no WhatsApp

A chapa também conta novamente com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) no posto de primeiro-secretário, que é uma espécie de prefeito da Assembleia Legislativa, responsável pelas questões administrativas da Casa.

Mas a Mesa Diretora é composta por nove parlamentares no total. Além de Traiano e Romanelli, a chapa inscrita para a eleição de segunda-feira tem os deputados estaduais Tercílio Turini (CDN) para primeiro vice-presidente da Mesa; Do Carmo (PSL) para segundo vice-presidente; Requião Filho (MDB) para terceiro vice-presidente; Gilson de Souza (PSC) para segundo secretário; Alexandre Amaro (REP) para terceiro secretário; Nelson Luersen (PDT) para quarto secretário; e Gilberto Ribeiro (PP) para quinto secretário.

Em relação à atual composição, a principal novidade é a saída de Plauto Miró (DEM), que estava na primeira vice-presidência, e a entrada de um parlamentar do PSL, Do Carmo, na cadeira de segundo vice-presidente. Pelo regimento interno, a composição da Mesa precisa observar a representação proporcional dos partidos políticos ou blocos parlamentares.

A Mesa Diretora tem 44 cargos comissionados no seu guarda-chuva e mais de 200 comissionados podem ser nomeados na estrutura administrativa da Casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]