i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Caroline Arns: “Ou Curitiba se volta a questões sociais e econômicas ou perde o rumo”

  • 19/08/2020 21:33
Caroline Arns: “Ou Curitiba se volta a questões sociais e econômicas ou perde o rumo”
| Foto: Ricardo Almeida/Divulgação

Apesar de disputar pela primeira vez uma eleição, Caroline Arns, pré-candidata do Podemos à prefeitura de Curitiba, traz a política no sangue. Seu pai, o senador Flávio Arns (Rede), está completando três décadas dedicadas à vida pública, tendo ocupado também os cargos de deputado federal e vice-governador. Além da vivência política ao lado do pai, Caroline também aposta na experiência como gestora para tentar se tornar a primeira mulher a governar a capital.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Posso dizer que hoje eu tenho uma carreira estabelecida na área de gestão e na área acadêmica, quero agora assumir um desafio na gestão pública”, afirma a pré-candidata em entrevista à Gazeta do Povo. Caroline aponta como prioridade a geração de emprego e renda, como forma de estimular o desenvolvimento da cidade. “Curitiba está numa encruzilhada, ou se volta para questões sociais e econômicas, ou vai perder o rumo. Precisamos de novos rumos, novas prioridades”, defende.

A partir desta semana, a Gazeta do Povo publica uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito, uma por dia. Acompanhe a entrevista de Caroline Arns.

Essa é a primeira vez que a senhora vai disputar um cargo político eletivo. Qual a influência e a participação do seu pai (o senador Flávio Arns), que tem uma longa história na política, nessa decisão?

Eu acompanho meu pai na política desde os 14 anos. O fato de ter vivenciado a política de perto com ele fez com que despertasse o interesse em fazer meu papel na sociedade por meio da política. Quando você vive mais próximo da política, percebe que é uma ferramenta importante que pode apoiar na transformação da vida das pessoas. O fato de conviver com a política durante muitos anos influenciou positivamente para que eu buscasse assumir esse desafio. Não é demérito ser filha de bons políticos como meu pai, ele me trouxe a visão da boa política. Por isso resolvi me colocar à disposição, acredito demais na força do Poder Executivo, já que dediquei minha vida à área de gestão. Essa proximidade me fez também compreender virtudes e defeitos na política. O fato de conviver com meu pai me fez entender que não se pode desconstruir relacionamentos, temos que manter as portas abertas, ter uma atitude de respeito, pois se não mantivermos, isso acaba prejudicando a população como um todo. A política tem que ser um meio de construção e eu aprendi isso com meu pai. Se você quer que a cidade evolua, precisa ter um grau de respeito com as pessoas que trabalham bem, independentemente do grupo do qual elas fazem parte.

Sua experiência profissional é na área da educação, como professora e administradora. Como essa experiência pode ser aproveitada na gestão pública?

Eu sou advogada, formada em administração, fiz mestrado em engenharia e gestão de negócios. Há 17 anos sou professora de Direito Empresarial. Fui diretora de planejamento da FAS (Fundação de Ação Social) por dois anos, na gestão Luciano Ducci (2010-12). Essa oportunidade foi muito interessante para conhecer os desafios e dilemas da nossa cidade, especialmente na área social, e foi significativa para que decidisse pleitear um cargo executivo. Percebi que quando você está na gestão pública, tem muitas alternativas para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Além disso, coordenei a área de projetos sociais e parcerias do Sistema Fiep. Posso dizer que hoje eu tenho uma carreira estabelecida na área de gestão e na área acadêmica, quero agora assumir um desafio na gestão pública. Minha formação, experiência e vivência familiar me dão condições para assumir esse desafio.

Curitiba nunca teve uma prefeita mulher em sua história. O que representaria uma mudança nesse sentido?

O eleitor vota em pessoas que tenham boas propostas, que demonstrem confiança e respeito. Entendo que tanto homens quanto mulheres querem votar em quem tem competência para governar a cidade. Mas eu entendo também que no período pós-pandemia as mulheres têm uma vantagem no perfil que é a sensibilidade e o acolhimento na área social. Temos 52% da população de Curitiba formada por mulheres e, entre os eleitores, somos 53%. Temos que buscar a representatividade política, a representatividade daquilo que a gente vive na sociedade. Eu defendo as candidaturas de mulheres, até porque existe um fator histórico que acabou deixando as mulheres para trás: não faz 100 anos que a gente vota e isso precisa ser compensado. Mas, acima de tudo isso, está a capacidade para assumir a gestão de uma cidade como Curitiba com um olhar voltado para a questão econômica e social.

Se fosse prefeita, o que teria feito diferente no enfrentamento à Covid-19?

Primeiramente, precisamos torcer para que dê tudo certo na gestão de nossa cidade. Estamos em lados diferentes, mas acima de tudo precisamos estar solidários às famílias que estão perdendo entes queridos, às pessoas que estão perdendo seus empregos, aos empresários que estão fazendo um esforço sobre-humano para manter seus quadros. No tocante à gestão municipal, acredito que foi correto a prefeitura não ter aberto de imediato hospitais de campanha, se utilizando de estruturas que já existiam. Houve a preocupação na tomada de decisões em relação aos investimentos que seriam realizados. Mas tivemos um problema sério quando a gestão se tornou confusa na exposição de dados. Eu tomaria mais cuidado nessa exposição. A secretária de saúde foi muito firme quando disse que tinham 345 leitos de UTI para Covid e não teriam mais. Depois, a prefeitura diz que tem mil leitos, isso confunde as pessoas e gera uma falsa sensação de segurança. Precisava ter sido mais assertiva na informação e tomar mais cautela na exposição das palavras. Houve uma discussão se a prefeitura recomendava ou obrigava a fechar o comércio, são coisas muito diferentes. Isso é ruim porque não transmite segurança para que o empresário tome a decisão que precisa tomar. Também é preciso ter mais cautela na definição das regras em um período tão drástico. Precisa ter um diálogo prévio, chama as entidades, os empresários, define a regra em conjunto e bate o martelo. Uma vez definida a regra, tem que ser seguida. O que a gente percebeu é que a prefeitura estabeleceu uma regra que não foi seguida. Faltou diálogo e faltou ter mais firmeza, pois aí você para de se preocupar com a regra e se preocupa com o que interessa, que é tocar a gestão da cidade. Outro ponto: a prefeitura lançou um programa de apoio para micro e pequenos empresários, entendo que é importante, mas ela pode ir além. Tem que conversar mais com o governo do Estado para que amplie a abertura de crédito. Hoje a Fomento Paraná tem uma demanda extremamente alta, uma demora enorme na avaliação, a prefeitura pode ter uma atitude mais ativa em relação ao pequeno empresário.

Sobrando ainda alguma capacidade de investimento pós-pandemia, onde a senhora concentrará os recursos da cidade nos próximos anos e por quê?

O orçamento é um desafio e precisamos estar atentos. Entendo que os recursos precisam estar voltados à geração de emprego e renda. Por exemplo: hoje nós temos em Curitiba 413 áreas de ocupação irregular. Existem pesquisas em todo o país sobre a importância da construção civil, é uma área que pode gerar retorno de empregos interessante por meio da regularização dessas áreas. É muito importante ter atenção a essas áreas para desenvolver, gerar emprego, renda, fomentar pequenos comércios que possam intervir nessas regiões com empreendedorismo. Independentemente do orçamento, tem várias ações que precisamos fazer para gerar renda. É preciso ampliar a desburocratização; não pode ter um empreendedor que quer ampliar seu espaço de trabalho e demorar dez meses para liberar o alvará. Precisamos criar uma relação de menos burocracia e mais respeito. É uma ação importante que não gera necessidade de tirar recursos do caixa. Nós também precisamos fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento de projetos e a busca de recursos externos. Precisamos ter um escritório em Curitiba que desenvolva projetos para buscar fundos na área de meio ambiente, nos ministérios, convênios com outros países. Outra situação que precisamos pensar é a atração de investimentos. Temos a reciclagem automotiva, aproveitando uma indústria forte que existe na região de Curitiba, precisamos pensar a reciclagem de resíduos sólidos, da qual vivem 15 mil pessoas, precisamos organizar tudo isso para gerar renda. É algo que não gera só emprego, gera o desenvolvimento de uma região e continua um ciclo. É diferente do asfalto, que é algo pontual, resolve uma situação e não continua um ciclo de desenvolvimento. O grande foco da nossa gestão é geração de renda. O investimento precisa estar focado para gerar esse ciclo de desenvolvimento. A gente tem percebido que as pequenas comunidades têm crescido cada vez mais e estamos enfrentando um dilema. Curitiba está numa encruzilhada, ou se volta para questões sociais e econômicas, ou vai perder o rumo. Precisamos de novos rumos, novas prioridades. Temos que colocar o foco na potencialização de renda futura, para que as pessoas tenham mais recursos e fiquem naquele espaço com dignidade.

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 0 minutos

    Não largam a mamadeira. Êta família que gosta de mamar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Roberto Garcia

      ± 19 dias

      A família faz parte da burocracia Estatal, e seu pai votou para aumentar isso. Precisamos de pessoas que venham com um novo modo de pensar, contra a burocracia Estatal, tirando o Estado do cangote do cidadão que deixa quase 40% de sua renda (PIB) para sustentar essa burocracia. Liberdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Evandro

        ± 19 dias

        Que papo furado! Prefeito é um zelador. Questões “sociais “ não são a prioridade do alcaide que recolhe um caríssimo IPTU e tem que deixar a cidade agradável e funcional aos munícipes , e atrativa a investimentos. A melhor abordagem “ social” é ser uma cidade onde a iniciativa privada deseje gerar emprego e renda.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos D.

          ± 26 dias

          Caroline Arns diz que pretende ingressar na vida política, candidatando-se à prefeita de Curitiba, praticando a boa política aprendida com a convivência c seu pai,que sempre foi filiado ao PT Sen.Flávio Arns, que sempre esteve ao lado de Lula e seus “cumpanheros” de más práticas politicas, como sabe toda nação brasileira. A última “politicagem” e má conduta se mostrou quando no Senado,votou contra a derrubada do veto ao reajuste aos funcionários públicos, com extensão aos inativos,gerando um gasto adicional ao já combalido tesouro nacional no valor de mais de 100 bilhões de reais. Assim, não será um bom começo, pois o eleitor não vai esquecer disso. Já perdeu Caroline.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luigi Tenco

            ± 26 dias

            Essa não tem meu voto nem se não houver outro candidato na disputa! Achei que se parecia com a Gleise na foto, e vi que é idêntica também no discurso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcos Ctba

              ± 27 dias

              ter profissão politico não deveria ser familiar. sim da comunidade da sopciedade chega de reeleição e parentada que não largam o osso. No Cargo no máximo 4 anos e só, a fila anda...chega desse tipo de profissionais eternos e vitalicio

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Austríaco-PR

                ± 28 dias

                Parece a aquela que está lá em Brasilia, como é que é o nome mesmo, ... Mais uma do grupo FCT - Família, Comunista e Tranqueragem. Pergunta à candidata, é verdade que um membro da sua Família está por trás da dificuldade de utilizar HCQ em Curitiba?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zzz

                  ± 28 dias

                  Não vale o oxigênio que respira.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo

                    ± 28 dias

                    Mãe Diná

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DERMEVAL LUIZ GANS

                      ± 28 dias

                      Se votar como o seu pai, pelos privilégios dos funcionários públicos , derrubando o veto ao aumento salarial dos previlegiasse, não leva meu voto.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        DERMEVAL LUIZ GANS

                        ± 28 dias

                        Se votar como o seu pai, pelos privilégios dos funcionários públicos , derrubando o veto ao aumento salarial dos previlegiasse, não leva meu voto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 28 dias

                          Não pode nem fazer uma comparação com a gleisi Hoffman que a gazeta bloqueia. A gazeta esqueceu quem paga pra manter esse jornaleco?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • V

                            VBSB

                            ± 28 dias

                            Clone de Gleisi, filha do boca-mole que votou para acabar com a economia. Vermelhos dos infernos!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JJP

                              ± 28 dias

                              lixo, descarada, nunca fez nada, vive na sobra dessa múmia que também nunca fez nada de útil pelo Paraná. É petista, não vale nada!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                JJP

                                ± 28 dias

                                ozônio no úc desse ********!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Meg Litton

                                  ± 28 dias

                                  O pai votou a favor do aumento do funcionalismo público em plena pandemia, com a quebradeira vivida pelo país atualmente: será que dá para esperar alguma coisa da filha?!?!?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Nm

                                    ± 28 dias

                                    esquerda de novo? muito obrigado mas meu canditado deve ter todas as qualidades exigidas e ser de direita

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Vanderlei da Rosa

                                      ± 28 dias

                                      A pergunta sobre como se portaria se fosse Prefeita na condução da Covid é muito boa para termos a uma noção da candidata! Com relação ao seu posicionamento não me convenceu, parece o Greca!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        CARLOS FELIX

                                        ± 28 dias

                                        Sempre as mesmas narrativas. Acostumada há gerações a mamar nas tetas e gozar das benesses do estado. Tudo pela "pilantropia" . Essa família é um vírus permanente. Os tios falamansas sob a proteção da igreja.. Vá trabalhar, não em ONGs ou fundações de arrecadação.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          Teodoro Jacob Winkler

                                          ± 28 dias

                                          Comuna que pensa que vai sentar no poleiro de ouro entre Marks e Lenin no galinheiro vermelho. Quando na realidade, quando muito, terá o privilégio de recolher o esterco do galinheiro em troca de um morcego no almoço e um sapo no jantar.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • T

                                            Teodoro Jacob Winkler

                                            ± 28 dias

                                            Outra comunista da família Arns pra encher o ****. Pra votar em favor de aumento do salário deles mesmos,eles são rapidinhos. Arns nunca mais.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Genézio

                                              ± 28 dias

                                              Seu pai nunca mais terá meu voto, ele foi sujo na votação de ontem . Votou contra o Brasil. Ele é podre igual aos outros. Você deve ser igual

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • N

                                                Nm

                                                ± 28 dias

                                                votei nesse m**da para não eleger o requejão, mas agora estou em duvida qual deles é o pior.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luzalvo

                                              ± 28 dias

                                              O pai dessa daí votou por ferrar com o país e derrubar o veto do presidente ao aumento do funcionalismo. Esse é o jeito que esse povinho pensa, só sabem promover gastança do dinheiro público e ainda querem dizer que rumo devemos tomar. Família ARNS do inferno.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                IvoHM

                                                ± 28 dias

                                                É a representante da teologia da libertação. "Eles estão entre nós" é um documentário sobre o tema, em produção por Bernardo Kuster.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  C R Berger

                                                  ± 28 dias

                                                  Largou mal Discurso fraco!!!!!! Igual ao do sobrinho da Dra. Zilda

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    JJP

                                                    ± 28 dias

                                                    gazetinha censurando seus assinantes, vergonha, essa candidatura é pilantragem pura, 'hereditária', vacina russa no úc dela, candidata ridícula

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      VBSB

                                                      ± 28 dias

                                                      Fruto cai perto do pé. Outra vermelha dos infernos ensaboada e sem conteúdo!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Meg Litton

                                                        ± 28 dias

                                                        Pareceu a esposa do Fruet falando...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          Maquiavel

                                                          ± 28 dias

                                                          Nem sabia que ele era casado...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MAURO JOSE KUMMER

                                                        ± 28 dias

                                                        perdeu a oportunidade, não falou nada de novo, velha cantilena,

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • D

                                                          Dimas

                                                          ± 28 dias

                                                          Políticos sempre com o mesmo papo, ninguém pensa no país, só lero lero, câncer da nação, a solução pro país é privatização, pena de morte pra políticos e funcionários públicos corruptos, viramos um país de primeiro mundo em curto prazo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Curitibano

                                                            ± 28 dias

                                                            Assim como costumam ser os cartórios, a mamata da politica neste país passa de pai para filho. É a máfia institucionalizada!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              A.R.ALVES

                                                              ± 28 dias

                                                              Então, essa senhora até sabe que não tem qualquer chance para se eleger mas o objetivo dela num primeiro momento nem é a PMC e sim conseguir alguma notoriedade para se lançar candidata à deputada (estadual ou federal) em 2022.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Pedro Zanoni

                                                                ± 28 dias

                                                                FRAQUISSIMA....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • P

                                                                  Pedro Zanoni

                                                                  ± 28 dias

                                                                  De pai pra fio ...de pai pra fio até..........

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marcus Pinheiro Machado

                                                                    ± 28 dias

                                                                    será que ,se ganhar,vai terminar a trincheira da Mario Tourinho.Ja se passaram DOIS ANOS ,e continua parada

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Cético

                                                                      ± 28 dias

                                                                      Falou, falou e não disse nada. Realizações em atividades próprias? Nenhuma. Projetos inéditos? Nenhum. Funções exercidas como gestora privada? Nenhuma. Trabalhos de relevância acadêmica publicados e que resultaram em algum projeto efetivo? Nenhum. Respostas proativas dadas na entrevista? Nenhuma. Chance de obter meu voto para prefeita? Nenhuma. Nem para prefeita e nem para nenhum outro cargo. Basta desse viés oligarca na política do Paraná.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Jorge Dias

                                                                        ± 28 dias

                                                                        Curitiba merece muito mais que esta incapaz. Até o Greca é melhor.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • Z

                                                                          Zyss

                                                                          ± 28 dias

                                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • Z

                                                                            Zyss

                                                                            ± 28 dias

                                                                            Questões sociais = socialismo.... Abre o olho povo! Acabem com essa cambada! Vou dar uma dica sobre os arns. Procurem a ligação entre a Rosângela moro e um tal advogado com o sobrenome arns.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • B

                                                                              Bruno Guilherme Tissiani

                                                                              ± 28 dias

                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • M

                                                                                MAURICIO FABIANO MAZUR

                                                                                ± 28 dias

                                                                                O Paraná é o Maranhão do Sul

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                1 Respostas
                                                                                • D

                                                                                  Denis Sebascon

                                                                                  ± 28 dias

                                                                                  Nem no Maranhão o governador comunista Flávio Dino vai colocar sua população como cobaia de vacina chinesa e russa.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • W

                                                                                Walter

                                                                                ± 28 dias

                                                                                E a educação de qualidade?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • C

                                                                                  Cyro Pacheco

                                                                                  ± 28 dias

                                                                                  Falou....falou....e não disse nada. Mesmo discurso de todos. Muito fraca.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • M

                                                                                    marcelo bergerson

                                                                                    ± 28 dias

                                                                                    A política no estado, em particular na cidade de Curitiba mais parece um cartório nos moldes antigos. Deu né? Precisamos de um gestor e não mais blábláblá.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • J

                                                                                      JJP

                                                                                      ± 28 dias

                                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • R

                                                                                        Rubens Farias

                                                                                        ± 28 dias

                                                                                        Nada de novo no reino do Paraná, as mesmas famílias dominando o povo. Se for igual ao pai, podemos esperar ela mudar de partido político umas vinte vezes. O pai chegou ao extremo de ser do PT e da direita.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • R

                                                                                          RENATO VOLPI JUNIOR

                                                                                          ± 28 dias

                                                                                          mais um sobrenome muito familiar!!!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • D

                                                                                            Divonzir

                                                                                            ± 28 dias

                                                                                            E algo novo? Nada. Aliás filhos, família e etc estão fora do meu voto. Renovação deve ser em tudo.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • M

                                                                                              Matheus

                                                                                              ± 28 dias

                                                                                              Mais uma socialista querendo o dinheiro de quem trabalha pra dizer que é seu

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • M

                                                                                                Maquiavel

                                                                                                ± 28 dias

                                                                                                É a política passando de pai para filho...

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • R

                                                                                                  Rogerio Retka

                                                                                                  ± 28 dias

                                                                                                  mais um"Arns "? só respeito à Zilda ! o resto é tudo insignificante

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • G

                                                                                                    GUILHERME LINDROTH

                                                                                                    ± 28 dias

                                                                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      MAURICIO FABIANO MAZUR

                                                                                                      ± 28 dias

                                                                                                      Pronto lá vem outro Arns ... sem comentários ... é uma oligarquia vai ser candidata da ala esquerdista da ICR

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      Fim dos comentários.