• Carregando...
Parque do Ingá
Parque do Ingá.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Os rumos do desenvolvimento de Maringá, no Norte do Paraná, deve balizar os debates durante a próxima eleição municipal, no ano que vem, principalmente nas questões de mobilidade, segurança e expansão urbana. Veja qual o cenário do município para o próximo gestor.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

3 áreas que precisam melhorar

1 - Mobilidade urbana

A cidade tem a terceira maior frota de veículos do Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 Maringá contava com 326.390 veículos, sendo 177.343 automóveis. O volume de carros circulando, principalmente nos horários de pico, estrangula o trânsito em vários pontos da cidade.

“Com a atual carência de transporte público cobrindo toda a região, com a facilidade de se comprar um carro e com a perpétua cultura do carro como status, a tendência é que a frota cresça e aumente o já existe problema de mobilidade na cidade. Apesar de se ter alternativas de mudança para outros modais, o carro ainda é 'supremo' nas ruas de nossa cidade”, afirma Igor Valques, professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Para melhorar a mobilidade, segundo o professor, três setores devem ser considerados: o transporte público urbano, a acessibilidade e o próprio sistema viário.

O transporte público urbano precisa expandir sua abrangência na cidade e o município deve investir em campanhas educativas para o uso de meios de transportes alternativos e sustentáveis como a bicicleta, além de incentivar o transporte movido a energias renováveis.

A acessibilidade deve ter atenção especial ao se aprovar alterações ou executar novas estruturas urbanas para se evitar barreiras arquitetônicas nas áreas públicas.

Quanto ao sistema viário, Valques afirma que é preciso dar prioridade às intervenções onde há maior demanda, além da finalização de um circuito de vias compartilhadas com ciclovias.

A administração municipal elencou a duplicação da avenida Carlos Borges, via de acesso a zona Norte/Centro, a ampliação da rede de ciclovias de oito para 45 km, a duplicação da avenida Campolina, ligação interbairros da zona Norte, finalização da aruá Cristal, considerada via estratégica interbairros e a recuperação do contorno Sul, como obras importantes para o sistema viário da cidade.

“Esperamos concluir todos os projetos que iniciamos nesta gestão, mas grandes obras de infraestrutura, como um VLT na avenida Brasil, já planejado, vai ficar para o futuro, por envolver mudanças muito profundas no conceito de transporte coletivo”, disse o prefeito Ulisses Maia, por meio da assessoria de imprensa.

2 - Expansão urbana

Maringá foi a cidade com maior crescimento populacional recente no Paraná. O município ganhou 10.317 novos moradores de 2017 para 2018, com uma população estimada pelo IBGE em 417.010 habitantes. E a expansão urbana precisa de um olhar mais atento à legislação, uso e ocupação dos espaços e relação densidade versus verticalização.

Na análise de Valques, a legislação precisa de adequações compatíveis com esse crescimento, principalmente na ocupação das bordas da cidade. A expansão do município deve ser coordenada e priorizar os vazios urbanos, evitando o crescimento disperso.

O uso e ocupação do solo deve ser pensado levando em consideração à possibilidade de uso misto dos espaços. Em relação à densidade e à verticalização deve-se ter ideia da função social da habitação e coerência na escolha dos locais.

“A falta de infraestrutura pode gerar problemas aos futuros usuários do local. A verticalização desordenada e despreocupada com o gabarito dos edifícios [altura] pode, se não for planejada com coerência, gerar espaços propícios a barragem dos ventos ou a canalização excessiva, ou ainda, espaços sombreados durante o ano todo, prejudicando a confortabilidade e a salubridade dos lugares urbanos”, explica o professor Igor Valques.

3 - Segurança

O Atlas da Violência 2019 – Retrato dos Municípios aponta que Maringá está entre as cidades paranaenses com menor índice de homicídios do Estado. Segundo os dados do atlas, em 2017, a taxa foi de 12,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O estudo é realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Apesar do cenário parecer otimista a segurança pública no município ainda apresenta certos desafios como melhorias na iluminação pública e monitoramento das áreas públicas. O professor do departamento de urbanismo da UEM afirma que minimizar os pontos escuros auxilia no monitoramento policial. Outro ponto necessário é a ampliação do efetivo da corporação.

3 avanços a serem mantidos

1 - Produção criativa

O município vem estimulando a produção criativa, voltada para e aos serviços de inovações. As startups estão nascendo em incubadoras tecnológicas alicerçadas nas universidades e governo municipal. “Tal fato oxigena o mercado e facilita a adequação às tendências sociais, econômicas e ambientais da cidade”, afirma Valques.

A criação de startups tecnológicas e desenvolvimento do espírito inovador na região são pontos do Masterplan Metrópole de Maringá – Plano Socioeconômico, que desenvolveu um grande projeto de planejamento a longo prazo para a cidade. O estudo aponta ainda que o município deve fomentar esse espírito empreendedor com foco na inovação, provendo infraestrutura de incubadora de empresas e facilitando a atração de investimento.

2 - Educação

O município vem investindo em obras na rede pública. Desde 2017, já foram aplicados R$ 24 milhões com a construção de quatro escolas e reforma de outras dez. Atualmente, três escolas e duas creches estão em reformas e uma escola está em construção.

Maringá adquiriu mais de 1,8 mil notebooks para o uso dos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Cada escola deve receber 37 equipamentos. O investimento total foi de R$ 5 milhões, incluindo roteadores e armários.

Segundo a prefeitura também estão sendo aplicados recursos na renovação da frota de transporte escolar com a aquisição de mais 45 veículos novos entre ônibus, micro-ônibus e vans. Instalação de novos parquinhos infantis e mais de 100 mil brinquedos. Modernização do material didático. Aquisição de terreno para construção de centro de qualificação profissional. Além da aquisição de vagas junto a iniciativa privada para reduzir esperar por vagas nas creches.

3 - Saúde

Maringá apresenta avanços na área de saúde. A taxa de ocupação do Hospital Municipal saltou de 30% para 95% nesta gestão. Em agosto de 2019, a unidade passou a oferecer o serviço de cirurgias pediátricas de baixa a alta complexidade. A ala pediátrica conta com 20 leitos.

Houve ampliação da oferta de exames e consultas especializadas e dos serviços de saúde bucal. Mutirões de consultas e exames especializados estão reduzindo a fila de espera. Também aumentou o número de unidades básicas de saúde que oferecem medicamentos controlados e foi implantada uma sala de repouso na rodoviária para pacientes que se deslocam para tratamento fora do domicílio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]