• Carregando...
Aberto o canteiro de obras da revitalização da orla de Matinhos.
Aberto o canteiro de obras da revitalização da orla de Matinhos.| Foto: Alessandro Vieira/Sedest

Os veranistas que forem a Matinhos, no Litoral do Paraná, na próxima temporada de verão, já poderão contar com uma orla mais larga, com maior faixa de areia, nos 6,3 km do balneário Flórida até o Morro do Boi, na Praia Brava, de Caiobá. A engorda da praia deverá ser entregue até novembro desse ano, conforme anunciado nesta segunda-feira (14) na abertura do canteiro de obras da revitalização da Orla de Matinhos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os primeiros equipamentos para a dragagem começaram a chegar. São tubos de aço de 12 metros de comprimento e 12 toneladas cada (serão 600 no total). Os tubos são de fabricação belga, da empresa Jan De Nul, uma das sete que integram o Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação para a execução da obra.

Os tubos serão soldados, formando um duto de três quilômetros, que vai fazer a ligação entre a draga e a praia, trazendo a areia do fundo do mar para o alargamento. A montagem do duto começa em abril e segue até junho. Depois disso, é conectado à draga para retirar a areia do fundo do mar e trazer para a orla.

Tubos de aço vieram da Bélgica. São fabricados pela Jan De Nul, uma das empresas do Consórcio Sambaqui. (Alessandro Vieira/Sedest).
Tubos de aço vieram da Bélgica. São fabricados pela Jan De Nul, uma das empresas do Consórcio Sambaqui. (Alessandro Vieira/Sedest).

A Jan De Nul tem experiência internacional neste tipo de obra e foi a responsável pela engorda do balneário de Camboriú (SC). “Vamos concluir a engorda até novembro deste ano para garantir conforto às pessoas que virão para a próxima temporada, que começa em dezembro”, afirmou o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza, na abertura do canteiro de obras.

Segundo ele, as outras etapas da revitalização continuarão, mas sem nenhuma grande intervenção na praia a ponto de atrapalhar os veranistas. A totalidade da obra deverá estar concluída no final de 2024.

Terça consórcio Sambaqui começa a recrutar trabalhadores

“O sonho de várias décadas finalmente tem início em Matinhos”, disse o prefeito Zé da Ecler (Pode). “Agora nós podemos dizer que as obras de engorda vão começar na nossa cidade. E mais do que isso, essa obra vai gerar empregos para o matinhense. Saem ganhando os moradores e saem ganhando os turistas”, declarou o prefeito.

O canteiro de obras está sendo montado no balneário Flórida, em um terreno na Avenida Beira Mar. Ali serão recebidos e armazenados os materiais a serem utilizados, bem como as máquinas e equipamentos.

Nesta terça-feira (15), o Consórcio Sambaqui começa a selecionar os 350 trabalhadores que atuarão na parte técnica e administrativa. A seleção será feita em parceria com a Agência do Trabalhador de Matinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]