• Carregando...
Marinha emite alerta de ressaca para o Litoral do Paraná
Orla de Matinhos sofre com ressacas periódicas| Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

Após 30 anos de gaveta, o projeto de engorda de Matinhos pode ter uma nova chance. Na última semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) se reuniu em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para apresentar um projeto de microdrenagem, drenagem e aumento da faixa de areia na orla do município litorâneo.

Orçada em diversos outros governos, a obra sempre considerada cara e impraticável sem a ajuda na União, com custo acima dos R$ 300 milhões -- valor calculado na revisão mais recente do projeto, feita em 2018, na gestão do então governador Beto Richa (PSDB). A Gazeta do Povo pediu mais detalhes sobre a versão de projeto utilizada pelo novo governo, mas não teve resposta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado até o momento da publicação deste texto.

Em seu material de divulgação, o governo sustenta que as intervenções propostas são de colocar estruturas semirrígidas (barreiras que isolam a água que corre para o mar da areia) "no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava, nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Riviera e Saint Etienne".

O material ainda indica a "colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina".

De acordo com a Agência de Notícias Paraná, mantida pelo governo, Ratinho Junior aponta que a boa relação com o governo federal pode ser um trunfo na realização da obra. "É um projeto importante para o Estado e que contribuirá com a nossa estratégia de estimular o turismo no Paraná”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]