• Carregando...
José Rocha Faria, professor da PUCPR, coordena estudo sobre a Covid-19.
José Rocha Faria, professor da PUCPR, coordena estudo sobre a Covid-19.| Foto: Divulgação

Com aumento de 27,6% nas confirmações de casos de coronavírus entre 11 e 18 de maio, o Paraná foi o estado que teve a menor taxa de crescimento da Covid-19 no país nesse período. A média nacional chegou a 51%.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

As informações, divulgadas pela Agência Estadual de Notícias, são de um estudo coordenado pelo cardiologista José Rocha Faria, professor do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica (Epicenter) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os dados utilizados no estudo são do Ministério da Saúde.

Em número de óbitos, o desempenho do Paraná também é melhor do que o dos outras unidades da Federação. Enquanto o estado teve aumento de mortes ligadas à doença de apenas 14,4%, a média nacional foi bem superior, batendo em 45,8%.

Confira a evolução dos casos no estado.

Embora ainda não seja possível decretar quais fatores determinam a diferença desse impacto da Covid-19 nos estados, há alguns pontos que chamam a atenção. "Estamos olhando variáveis socioeconômicas, obediência às medidas de distanciamento social. Por enquanto só temos os números. Mas é lógico pensar que o menor número de casos que se registrou no Paraná se deu por uma estratégia precoce de adoção de medidas de distanciamento social, como suspensão das aulas, fechamento de alguns tipos de comércio, tudo isso contribuiu para registramos aqui menores taxas de crescimento da doença", explicou Faria.

| Sandro Gabardo
| Sandro Gabardo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]