• Carregando...
Falta de doses suspende vacinação da Covid-19 em municípios do Paraná
| Foto: Daniel Castellano / SMCS

A falta de vacinas atrapalha a continuidade da imunização da Covid-19 em diversas cidades do Paraná. Poucos municípios ainda têm doses para a primeira aplicação. Já para a segunda dose a situação está um pouco melhor. Alguns municípios, porém, não têm doses nem para a primeira e nem para a segunda aplicação.

Quadro que só vai melhorar quando o Ministério da Saúde enviar um novo lote de vacinas ao estado, o que não tem data prevista. O último lote foi enviado ao estado quinta-feira (22) da semana passada, com 205.120 doses.

Nesta quarta-feira (28), Curitiba suspendeu a primeira dose após aplicação em idosos de 63 anos terça-feira (26). Nesta quarta, a capital aplica a segunda dose para idosos de 67 anos. Para quinta-feira (29) a programação é apenas repescagem do público de 63 anos que perdeu a data da primeira dose.

Receba notícias do Paraná no WhatsApp

Em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, o cenário é pior. Todas as vacinas acabaram. As últimas 400 senhas para aplicação da segunda dose foram entregues na manhã de terça-feira, quando as outras pessoas que estavam na fila foram orientadas a voltar para casa porque não tinha mais vacina.

Em Araucária, a vacinação será suspensa a partir de quinta-feira. Nesta quarta, o município vizinho de Curitiba conclui a primeira dose para idosos de 62 anos. Depois, não terá mais vacina nem para a primeira e nem para a segunda dose.

Em São José dos Pinhais, o lote de primeira dose acabou sábado (23), com a aplicação em idosos de 62 anos. Terça-feira, prefeitura da região metropolitana comunicou a suspensão da segunda dose por falta de vacina. “No momento estamos aguardando a distribuição de novos lotes de vacina”, afirma a secretária municipal, Janaína Teixeira, em vídeo nas mídias sociais do município. “Lembramos que a obrigação objetiva do município é a aplicação. Cabe ao governo federal e ao governo estadual a compra e a distribuição da vacina”, enfatiza a secretária.

Já em Cascavel, no Oeste do Paraná, a aplicação da primeira dose foi suspensa terça-feira, no grupo de 61 anos. “O município aguarda o recebimento de nova remessa de imunizantes para retomar o cronograma com pessoas de 60 anos ou mais”, informa nota da prefeitura de Cascavel. As ampolas da segunda dose foram reservadas pela Secretaria Municipal de Saúde e seguem sendo aplicadas.

Mesma situação de Foz do Iguaçu, também no Oeste, onde não há mais doses para a primeira aplicação, apenas para a segunda.

Nesta quarta-feira o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, irá a Brasília para solicitar mais doses ao Paraná. Ele terá encontros com equipes técnicas do Ministério da Saúde. Beto Preto também participará da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em que será reempossado ao cargo de vice-presidente da região Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]