i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Deputado federal

Quem é Filipe Barros, o paranaense que está na linha de frente do bolsonarismo

  • PorJoão Frey
  • 10/08/2019 18:02
Deputado Filipe Barros (PSL)
Deputado Filipe Barros (PSL)| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Eleito com pouco mais de 75 mil votos, o deputado federal paranaense Filipe Barros (PSL) tem sido um dos mais destacados cães de guarda do bolsonarismo na Câmara dos Deputados. Aos 28 anos de idade e exercendo seu primeiro mandato em Brasília, ele tem demonstrado faro aguçado para identificar focos de embates ideológicos e disposição em adotar – especialmente nas redes sociais – a retórica que marca o grupo político alinhado ideologicamente por Olavo de Carvalho. Com essa postura, Barros tem conseguido espaço no governo e recentemente foi indicado para a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, em substituição ao deputado petista Paulo Pimenta.

A nomeação para a comissão é, por enquanto, um dos principais destaques da rápida ascensão política do jovem deputado que assumiu seu primeiro cargo eletivo em 2016, como vereador de Londrina. O contato inicial de Barros com a política aconteceu na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde estudou Direito. No primeiro ano da faculdade, ele confessa ter se aproximado do ideário progressista – hoje principal alvo de seus ataques. O ponto de virada de sua formação foi o curso online de filosofia de Olavo de Carvalho, um dos arquitetos do bolsonarismo.

Já alinhado a Olavo, Filipe Barros venceu a disputa pelo comando do Diretório Central dos Estudantes da UEL com promessas de fazer uma gestão à direita. O processo foi complicado, segundo ele, porque a visão progressista é hegemônica no ambiente universitário. Foi nesse momento que tomou gosto pelo embate político. Enquanto presidia o DCE, Barros se aproximou da política em outros ambientes: estagiou no gabinete do vereador Gustavo Richa, primo do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), e passou a militar em um grupo contrário ao aborto e à ideologia de gênero. Foi um dos responsáveis por pressionar vereadores de Londrina e cidades da região a eliminarem menções à palavra gênero dos planos municipais de educação.

Esse grupo passou a articular uma candidatura à Câmara Municipal de Londrina que pudesse representar os interesses conservadores. O nome escolhido foi o de Filipe Barros, que à essa altura, em 2014, já havia concluído a faculdade de Direito. O presente que pediu ao pai para comemorar a formatura foi um curso presencial de Olavo de Carvalho. Barros, então, estreitou seu contato com o ideólogo ao passar dez dias com ele nos Estados Unidos.

Em 2014 ele já havia se aproximado também da política partidária e nas eleições gerais foi às ruas pedir voto para Beto Richa, que então disputava a reeleição ao governo do Paraná. “Fiz campanha para o Beto na reeleição dele. Acreditei nele. Ele trabalhava o marketing muito bem. Eu fiz campanha pra ele. Naquele momento era o candidato que tinha. Eu não votaria no Requião nem na Gleisi”, diz o deputado.

Dois anos depois, ele disputou uma vaga na Câmara de Londrina e foi eleito com mais de 4 mil votos. Então filiado ao PRB, Barros afiou seu discurso no Legislativo Municipal. Foi nesse período que ele protagonizou um dos episódios que trouxe mais desgaste à sua imagem pública. Durante uma greve de trabalhadores contra a reforma da Previdência proposta pelo então presidente Michel Temer, ele fez um vídeo de quando saiu dirigindo pelas ruas de Londrina xingando grupos de manifestantes de “vagabundos”. Dias depois, o próprio parlamentar veio a público e pediu desculpas pelo “equívoco quanto à forma do vídeo”.

Nessa época, Barros também aprimorou outra estratégia de embate político: a de processar desafetos. No caso do vídeo, o então vereador, que é evangélico, foi à Justiça contra o Padre Cristiano Bento dos Santos. “O fato gerador do processo é uma entrevista que ele [padre Cristiano] deu na época da tal da greve dos sindicatos, onde ele me acusa de eu ser racista, homofóbico e outros termos que não condizem com a sua batina. Então é lamentável que um padre abandone o seu sacerdócio, a sua batina, para fazer militância política de esquerda", disse o vereador à Folha de Londrina.

O padre foi condenado a pagar R$ 2,3 mil ao vereador. A multa foi paga com dinheiro arrecadado em uma vaquinha feita em Londrina. “Saí em defesa dos trabalhadores. Isso é um dever cristão. Eu também sou um bom cristão, seguidor de Jesus Cristo, e tenho a missão de defender os pobres. E, naquele momento da greve, que ele (vereador) se sentiu ofendido pela minha manifestação, eu estava defendendo os trabalhadores, as pessoas que sofrem para ganhar o seu pão de cada dia", disse o padre, também à Folha de Londrina.

Aproximação com Bolsonaro

Filipe Barros usou o mandato de vereador para se aproximar da família Bolsonaro – a quem já conhecia e admirava pelos posicionamentos políticos. A cada viagem que fazia a Brasília para tratar de assuntos municipais, aproveitava para visitar os gabinetes de Jair e Eduardo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A partir daí, começou a participar de eventos de direita com a presença do presidente e de seus filhos e, após essa aproximação, recebeu de Bolsonaro a missão de assumir a coordenação da campanha em Londrina. À época, o agora presidente ensaiava uma candidatura pelo Patriota e eram poucos os que acreditavam em sua eleição. O apoio foi recíproco, e Barros saiu candidato a deputado federal.

Abertas as urnas no primeiro turno, Londrina foi, entre os grandes centros urbanos, a cidade que proporcionalmente mais deu votos a Bolsonaro. Nesse embalo é que Filipe Barros chegou à Câmara dos Deputados. O parlamentar é um produto exemplar do contexto político de 2018. Com uma trajetória política curta, conseguiu se eleger deputado sem a bênção dos caciques tradicionais da política local, levado pela onda Bolsonaro. Ele derrotou, inclusive, o ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que já exerceu quatro mandatos na Câmara Federal.

No Congresso

Em Brasília, Filipe Barros continuou trilhando o mesmo caminho que abriu na Câmara de Londrina. Ao entrar de cabeça em polêmicas, provocando adversários, investindo em memes, trucagens e deboches no Facebook e sendo fiel aos Bolsonaro, ele tem ganhado espaço. No primeiro semestre, ficou entre os 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais, de acordo com um levantamento da consultoria FSB.

A fidelidade ao governo de Jair Bolsonaro é, nas palavras de Barros, de “100%”. “Quando eu falo 100% é sem ressalvas mesmo. Pela primeira vez na história do Brasil a gente está vendo um presidente com a coragem de fazer as mudanças que o Brasil precisa. A reforma da Previdência é uma dessas causas. Eventuais equívocos que possam acontecer não anulam meu apoio irrestrito ao governo, porque na balança o Brasil está vivendo um momento que até pouco tempo atrás era impensável”, defende.

Nesse apoio irrestrito, o deputado defende até a pouco republicana indicação de Eduardo Bolsonaro ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele acredita que a proximidade do filho do presidente com Donald Trump pode trazer ganhos econômicos para o Brasil.

Com essa postura, Barros também ganhou espaço no mundo real. No começo de agosto, foi indicado pela ministra Damares Alves – a quem conhece da época da militância pró-vida – ao cargo de membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos. A indicação de Barros foi criticada pelo fato de ele já ter defendido em suas redes sociais o golpe militar de 1964. Eis o que ele pensa sobre o tema:

“Dia 31 março de 1964 foi um contragolpe. É importante a gente lembrar o contexto histórico da Guerra Fria, outras ditaduras se formando no bloco soviético. É importante a gente entender o contexto que levou as pessoas às ruas em 1964 pedir, implorar para que os militares tomassem uma posição. E quando falo a sociedade foi a sociedade mesmo: OAB, CNBB, a imprensa, as instituições foram às ruas pedir para que não mais acontecesse o que estava acontecendo no nosso país. Então o 31 de março foi um contragolpe. Só que esse contragolpe que era pra ser temporário, provisório, foi subvertido e aí sim se transformou em uma ditadura com violações aos direitos humanos, com repressão institucional, com mortos e desaparecidos. O que começou como contragolpe se transformou logo em seguida em uma ditadura mesmo”.

O deputado, que poucos dias após assumir o cargo na comissão disse que a história do golpe militar foi distorcida, deixa claro como será sua atuação. “Essas comissões, esses instrumentos de garantia da memória e da verdade, que no Brasil são três: Comissão da Anistia, Comissão da Verdade e Comissão de Mortos e Desaparecidos, focaram num único lado, que era o lado das mortes e desaparecidos e a repressão do Estado. Mas nós não podemos ignorar, e foi ignorado nos últimos anos, a atuação de grupos terroristas e paramilitares desde antes do 31 de março, inclusive. Mas, simplesmente, a atuação desses grupos foi ignorada por essas comissões. Foram jogados para baixo do tapete. [...] Minha proposta para a comissão é justamente investigar também os mortos e desaparecidos causados pelos grupos terroristas”, diz.

O futuro

Ao mesmo tempo fruto e incentivador da polarização política, Barros não teme uma eventual inanição na hipótese de o cenário se apaziguar. “Independentemente de o cenário político se pacificar ou não, no parlamento sempre haverá pessoas com posições diferentes. Sempre vai ter o pessoal do PT, do PSOL, do PSL.O parlamento se caracteriza por essa pluralidade de ideias, então sempre vai existir esse debate”, sustenta.

A postura, entretanto, pode ser um calcanhar de Aquiles para as aspirações políticas mais imediatas. O deputado já se declara pré-candidato à prefeitura de Londrina e um dos pontos de sua atuação que tem sido alvo de possíveis adversários é seu apreço pelo debate ideológico. Num material contra o deputado, adversários locais ironizam sua atuação: “resolvido o problema de buraco, mato, falta de médico e iluminação na cidade de Londrina. Deputado Filipe Barros acaba de assumir a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos”.

Para a disputa de 2020, o deputado descarta a aliança com lideranças tradicionais como os Canziani ou os Belinati, mas deixa aberta a porta para negociações com o DEM, o PSD, o PSC e o Podemos.

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Renata

    ± 1 horas

    Esse trecho resumo bem a índole: "Ao entrar de cabeça em polêmicas, provocando adversários, investindo em memes, trucagens e deboches no Facebook e sendo fiel aos Bolsonaro, ele tem ganhado espaço." Não existe projeto e sim intuito claro de promover assassinato de re****ção, método inaugurado e tão usado pela esquerda que precisamos superar. Não compactuo com esse tipo de conduta e nunca terá meu voto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 1 horas

      Resume é não resumo bem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON MUGNAINI

    ± 27 dias

    Eu vivi a época da revolução militar de 1.964 como estudante universitário. E, democrata que sempre fui, nunca apoiei os excessos cometidos por maus militares, usando do arbítrio e da impunidade para matar, torturar, etc,com o que, imagino, a maioria dos brasileiros concorda. Mas, nunca li que a Comissão da Verdade tenha investigado a morte daquele soldado inocente num atentado; ou do cidadão que foi morto a coronhadas pelo Lamarca. Investigaram isso? As famílias recebem a tal "bolsa ditadura?" Isso é o que me ocorre no momento. Certamente existem outros...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 27 dias

    Finalmente o povo vai poder saber a Verdade. Havia uma guerra e houve excessos de ambos os lados. Pq só condenar um lado e exaltar o outro? O povo deve saber a verdade. Quem pegou em armas foram os terroristas de esquerda. Assaltos, sequestros, justiçamento, explosão de bombas e atentados, mortes de inocentes. Tudo isso foi varrido para baixo do tapete pela esquerda. E temos que acabar com a mentira final. Que esses psicopatas lutavam pela democracia. Lutavam sim para implantar um regime totalitário, responsável pela morte de milhões de pessoas no mundo todo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 27 dias

    Esperto esse Filipe, particularmente por valorizar quem de fato tem valor e saber distanciar-se dos que cultuam bandidos de estimação e adoram encantadores de asnos !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ EDUARDO

    ± 27 dias

    Concordo plenamente com o de****do, tem que se levantar os ditos "justiçamentos e queima de arquivos" dos esquerdopatas, que devem ter uma lista enorme de nomes que estavam atribuindo aos militares. Além de que, se algum terrorista foi favorecido com alguma pensão ou beneficio, deveria devolver integralmente por estar baseados em mentiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 28 dias

    Gazeta, o período militar não foi ditadura , foi período ou regime militar. Graças a ele não vivemos o comunismo e mesmo a Gazeta pôde existir. Sim, pois países ditatoriais de verdade tem apenas UM jornal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JUNIOR

    ± 28 dias

    De****do sem projetos , só faz barulho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Argenta

    ± 28 dias

    Parabéns!!! Graças a Deus está surgindo uma direita progressista no nosso pais!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 27 dias

      LUCAS GOUVEIA BENVENUTTI: Está certo, é só olhar para países capitalistas como Suiça, EUA, Canadá..Países livres e prósperos... E comparar com o legado da esquerda marxista, como Venezuela, Cuba, China Maoísta, URSS, Coréia do Norte, Camboja e tantas outras tiranias ao longo do século XX, com saldo de mais de 100 milhões de vítimas ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LUCAS GOUVEIA BENVENUTTI

      ± 27 dias

      Direita e progressista na mesma frase, está certo isso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      Toso

      ± 28 dias

      Direita progressista?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jonsimar Tadeu Catapan

    ± 28 dias

    Deveríamos estar menos preocupados com "Bolsonarismo" ou "Lulismo" e mais atentos a tirar o País da "lama dos últimos 13 anos". Enquanto o nobre de****do estiver fazendo um bom trabalho, terá meu apoio. E ao menos, está fazendo muito mais que a nossa "amada e honestíssima" Oposição, que ao invés de se ocupar do debate de ideias e projetos políticos, empenha-se ferrenhamente sabotar e travar o funcionamento do País.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Catia Possamai

    ± 28 dias

    Precisamos de politicos jovens, inteligentes e com foco em um País melhor, e que não se alinhe a politicas esquerdopatas, politicas essas que praticamente quebrou o País e agora ficam ai posando de protetores dos desvalidos, so rindo mesmo desse bando de analfabetos funcionais!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudio luiz da cunha

    ± 28 dias

    Cria do Richa o honesto do PSDB.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jonsimar Tadeu Catapan

      ± 28 dias

      Apesar da possibilidade de que a aproximação com corruptos possa significar algum envolvimento, até agora não há denúncias ou indícios sobre o Ilustre de****do. Caso o amigo conheça algo que deponha contra o caráter dele, sou o primeiro a lhe ajudar a "bater o bumbo" e "soprar o trombone" contra ele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 28 dias

    TRANQUEIRA. Eleitor do Richa e cupincha do Bozo. Não precisa dizer mais nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Democrata

    ± 28 dias

    Mais um paraquedista sem nocao. Brasil, sera sempre uma anedota sem solucao. Boa sorte

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      Democrata

      ± 28 dias

      E total falta de PREPARO mesmo. Brasil sendo Brasil. Amador e Nepotico

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jonsimar Tadeu Catapan

      ± 28 dias

      Há vários "paraquedistas" no atual momento político brasileiro. E foram produzidos pela lacuna deixada pelos "honestos" do PT e Cia. Ltda. Vários deles são muito inexperientes, mas estão tentando (apesar da contumaz sabotagem da Oposição) fazer o trabalho deles. Não se pode dizer que são 100% honestos, mas até o momento, não há acusações. Precisam de apoio para tirar o País da "lama dos 13 anos".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 28 dias

    A política sempre haverá, dá para imaginar o país sem comando ? O que teria que ter é políticos sérios com transparência e acompanhamento com instrumentos efetivos da população. A esperança está nos jovens embora exista grande chance de se corromper com o poder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário

    ± 28 dias

    Vamos seguir de perto como vai andar este novo de****do. Acho que esta idolatria dos Bolsonaros e do Barros ao Olavo de Carvalho é uma furada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Simone

    ± 28 dias

    Esse nunca teria o meu voto para qualquer coisa. Apoio irrestrito a político, seja ele quem for, é burrice. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 1 horas

      Concordo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 28 dias

    Tudo porco velho. Todo cidadão deveria ler "A Revolução dos Bichos", escrito por Geroge Orwell. Livro de 1937. Explica bem como funciona o governo em qualquer lugar do mundo. Sai um porco velho, entra outro mais novo, que muda as leis e tira vantagens para si mesmo, em um círculo cada vez mais perversos. Tanto o livro se revela verdadeiro que vemos no Brasil as vantagens completamente abusivas e absurdas nos Três Poderes. Leiam este livro ou vejam o vídeo comentado do livro na internet. É apavorante o quanto as pessoas se lançam em defesa de político e suas idéias: coitado do povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Simone

      ± 28 dias

      Leitura obrigatória.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao abu

    ± 28 dias

    É mais um doido lá do olavo de carvalho , o que tá acontecendo ?? ser anti esquerda não gostar do lula até ae blz , cada um com sua opinião enfim. Mas agora temos que aturar uns doido e bater palma pra eles,eu li um papo de terra plana é sério isso !! kkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 28 dias

    Registrem esta reportagem, guardem bem, daqui a um tempo nos vamos ver realmente quem é esse Filipe Barros, assim como o Bolsonaro. Para isso eu cito Abraham Lincoln: "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      APJr

      ± 27 dias

      Cumpanhêro João ... a frase não é do Abraham Lincoln, é do Winston Churchill !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Simone

      ± 28 dias

      Perfeito!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 28 dias

    A verdade causa pânico e medo nos esquerdopatas. Precisamos enfrentá-los com força e coragem . Parabéns de****do .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROGÉRIO J. BORGES

    ± 28 dias

    Outro espertalhão na política. Aluno do Olavo de Carvalho não precisa. Falar mais nada. Só falta defender que a terra é plana. Que ambientalistas são comunistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 1 horas

      Concordo com você

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]