• Carregando...
Casos de dengue aumetam no Paraná. Na foto o mosquito Aedes aegypti.
Casos de dengue aumetam no Paraná. Na foto o mosquito Aedes aegypti.| Foto: Sesa/Divulgação

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da vigilância sanitária da prefeitura de Sengés, na região dos Campos Gerais, trabalham para conter um surto de dengue no município. De acordo com a Sesa, a cidade, que faz divisa com o estado de São Paulo, tem cerca de 19 mil habitantes e contabiliza 73 casos confirmados da doença.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a secretaria, a força-tarefa teve início em dezembro, quando foi detectado o surto no município. Profissionais das regionais de Saúde de Jacarezinho e Ponta Grossa estão na cidade e, juntamente com servidores municipais, visitam todas as casas de bairros que apresentam infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Em dois bairros, aproximadamente 1,3 mil imóveis foram visitados pelas equipes. Em cerca de 500 foram encontrados criadouros do mosquito em recipientes usados para armazenar água como baldes, caixas d´água e tanques. “O problema é que estes reservatórios improvisados estavam descobertos, por isso, além da remoção dos focos, as equipes da vigilância orientaram os moradores sobre a necessidade da proteção no caso do armazenamento de água. É preciso tampar ou colocar tela nestes recipientes”, informou a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte.

Quatro caminhões com lixo, contendo vários tipos de recipientes e vasilhames que serviam de criadouro para o mosquito, foram retirados até agora. “Com este trabalho conseguimos eliminar milhares de larvas do Aedes aegypti, que ao completarem o ciclo para a fase alada estariam transmitindo a dengue”, disse o biólogo Rubens Massafera responsável pelo Núcleo de Vigilância Entomológica da 19ª Regional de Jacarezinho.

As equipes da Secretaria da Saúde também estão instalando armadilhas para mensurar a presença do vetor em outros bairros da cidade. São armadilhas do tipo Ovitampra incorporadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e que reproduzem o ambiente de um criadouro para efeito de pesquisa. Das 15 primeiras armadilhas instaladas, 10 detectaram e presença do Aedes aegypti.

Boletim informa mais uma morte por dengue no estado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (12) o primeiro boletim de 2021 com os dados do monitoramento da dengue no estado. São 1.724 casos confirmados no período epidemiológico, que teve início em agosto do ano passado. O boletim registra um novo óbito por dengue, ocorrido em Foz do Iguaçu, um homem, de 87 anos, que apresentava comorbidades como hipertensão, cardiopatia e sequela de acidente vascular cerebral.

O Paraná soma seis óbitos no período, nos municípios de Foz do Iguaçu (2), Apucarana (1), Assaí (1), Cambé (1) e Londrina (1). Atualmente, 186 municípios apresentam casos confirmados de dengue no Estado, sendo que 16 apresentam casos de dengue com sinais de alarme e 7 têm casos de dengue grave.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]