• Carregando...
Foz do Iguaçu vai tirar casos leves das casas e isolá-los em hotéis da cidade
| Foto: Kiko Sierich

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, começou a credenciar os hotéis da cidade que possam receber pacientes leves de Covid-19. O objetivo é isolar, por 14 dias, pessoas que testem positivo para a doença mas que não precisem de internamento hospitalar, evitando, assim, que elas possam transmitir a doença a familiares e amigos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Um orçamento estimado em R$ 10 milhões deve permitir que sejam ativados cerca de 1500 quartos de hotel na cidade pelos próximos 4 meses. Os recursos são da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional. O valor da diária que o município deve pagar aos hotéis é de cerca de R$ 90, incluindo hospedagem e quatro refeições diárias.

De acordo com a secretaria de saúde, os hotéis vão funcionar como uma espécie de “extensão” do Hospital Municipal Germano Lauck, que é um dos hospitais de referência para receber casos de Covid-19 no Paraná, e atende mais 8 municípios da região. Todos os hotéis credenciados, segundo a secretaria, terão a presença de um profissional de saúde, responsável por monitorar a evolução dos casos, e solicitar internamento hospitalar imediato caso haja agravamento do quadro de saúde de algum paciente. “É muito mais fácil monitorar os casos leves quando eles estão em um local predeterminado do que quando estão em casa”, afirma o secretário de saúde do município, Nilton Bobato.

Em busca de casos positivos

Segundo o secretário de saúde, a cidade vai realizar a busca ativa por pessoas infectadas, e o isolamento será compulsório. “O centro na nossa estratégia a partir da próxima semana é testar o maior número de casos possível. Agentes de saúde vão bater de porta em porta e, identificando pessoas com sintomas respiratórios, colherão o material para o teste. Se o resultado retornar positivo, e for um caso leve, essa pessoa será orientada a ir para o hotel da mesma forma como orientamos que casos mais graves se isolem em leitos de hospital” explica o secretário.

A estratégia tem a ajuda operacional e financeira da Itaipu e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O município adquiriu 28 mil testes moleculares para a doença, o mesmo que é feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que serão entregues aos poucos pelo fabricante. Até agora, 500 unidades já foram entregues, e o município aguarda uma nova remessa chegar até a próxima quarta-feira (22) para então iniciar a “busca” por casos positivos.

A previsão é realizar até dois mil testes por semana; a coleta do material a ser examinado é feita em casa e enviada para o laboratório do Hospital Municipal Germano Lauk.

Hotéis em outras cidades

A medida é inusitada, mas já há ações como essa pelo Brasil. Algumas redes de hotel com estrutura no país todo, assim como empresas locais de hospedagem de diversos municípios já disponibilizaram às prefeituras e ao governo federal as respectivas estruturas para receber pacientes leves infectados pelo novo coronavírus.

Em diversas cidades do Brasil, inclusive em Curitiba, as prefeituras já anunciaram também o aluguel de quartos de hotel para hospedar profissionais da saúde que trabalham na “linha de frente” da Covid-19, especialmente para aqueles que não podem voltar para casa, sob risco de infectarem familiares que fazem parte de grupos de risco.

Apesar de montar uma “estratégia de guerra” contra o coronavírus, Foz do Iguaçu vive um cenário tranquilo por enquanto. Com 36 casos confirmados da doença até agora, a cidade conta com 32 leitos de UTI exclusivos para o novo coronavírus, e somente três estão ocupados. A cidade investiga ainda outros 44 casos da doença, sendo que 8 deles estão internados e 36 estão em isolamento domiciliar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]