• Carregando...
Cronograma paranaense dependerá de confirmação de envio de doses pelo Ministério da Saúde
Cronograma paranaense dependerá de confirmação de envio de doses pelo Ministério da Saúde| Foto: Pedro Ribas/SMCS

Até 30 de setembro, toda a população adulta do Paraná – ou seja, quem tem mais de 18 anos – deverá estar vacinada contra a Covid-19. O anúncio já havia sido feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no início da semana, mas, nesta quarta-feira (16), também foi divulgado um calendário com a previsão de quando as pessoas serão vacinadas dependendo das faixas etárias (veja abaixo). Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, a primeira dose ainda precisa ser aplicada em 3.804.025 paranaenses.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

O plano está atrelado à manutenção do cronograma de envio de vacinas pelo governo federal. Ao todo, 8.736.014 paranaenses devem ser imunizados. O calendário paranaense foi definido a partir da média de envio de pelo menos um lote de vacinas por semana ao Estado. Também leva em conta a oferta de mais um imunizante, com o envio da vacina da Janssen ao Paraná. A programação do governo federal foi publicada na semana passada.

A vacinação será em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários (grupo estimado em 4.931.989 pessoas). O Paraná iniciou a imunização da população geral no dia 4 de junho.

Confira as datas programadas para vacina, conforme faixas etárias:

  • 4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
  • 19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
  • 23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
  • 20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.

População deve ficar atenta a calendários divulgados por prefeituras

A Secretaria de Estado da Saúde lembra que os municípios devem definir estratégias próprias para cobertura vacinal, podendo expandir a imunização para outras idades, de acordo com a disponibilidade de doses. Embora o governo estadual tenha optado por divulgar um calendário com uma previsão de quando as pessoas devem ser vacinadas, são as prefeituras dos municípios que organizam na prática a fila da imunização. Assim, a população deve permanecer atenta às datas divulgadas pelas prefeituras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]