• Carregando...
Ratinho Junior assina protocolo de intenções do programa Descomplica Rural ao lado do presidente da Faep, Ágide Meneguette
Ratinho Junior assina protocolo de intenções do programa Descomplica Rural ao lado do presidente da Faep, Ágide Meneguette| Foto: José Fernando Ogura/AEN

O governo do Paraná lançou nesta segunda (27) o protocolo de intenções do programa Descomplica Rural, que prevê agilizar os processos de licenciamento ambiental no campo. Na prática, o programa atualiza as classificações da produção agropecuária e os tamanhos dos estabelecimentos rurais, procurando acelerar a análise dos pedidos de licenças ambientais.

O programa prevê a reclassificação do porte dos empreendimentos da avicultura, permitindo licenciamento mais rápido para propriedades com até 12 mil metros quadrados; implementação de prazos estendidos de renovação ambiental; previsão de reserva de 30 mil litros de combustível com dispensa de licença; e implementação de padrões para cultivo de ostras, mexilhões e vieiras.

Outra ação é a inserção de empreendimentos que ainda eram licenciados pelo Sistema Integrado Ambiental (SIA) dentro da nova metodologia estadual. Entre eles estão os de saneamento; cemitérios; fauna silvestre; geração, transmissão e subestação de energia; náuticos; minerários; rodoviários; aeroportos e aeródromos; atividades portuárias; transporte por dutos; além de obras de dragagem, canais para drenagem e retificação de curso de água.

De acordo com o governo, o programa foi formulado por técnicos ambientais e jurídicos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão resultado da fusão das estruturas do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná; Instituto das Águas do Paraná; Mineropar; Instituto Ambiental do Paraná e Instituto de Florestas do Paraná.

“O Descomplica Rural é um trabalho de muitos técnicos e ambientalistas no sentido de desburocratizar. É uma metodologia para simplificar as liberações”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O lançamento foi feito durante a Assembleia Geral da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), que colaborou com a elaboração do programa.

“O produtor vive com um emaranhado de burocracia, pois precisa bater em várias portas para conseguir tocar o seu negócio. O Descomplica Rural irá dar condição de trabalho. Ou seja, o governo irá fazer o favor de não atrapalhar os produtores”, disse o presidente da Faep, Ágide Meneguette.

O presidente em exercício do IAT, José Volnei Bisognin, afirmou que o Descomplica Rural reúne alterações em resoluções, portarias e processos internos da área ambiental para simplificar a relação com a agropecuária. “Como exemplo, havia licenças prévias com validade de dois anos, mas em alguns casos, agora, pode passar a oito ou dez anos. Um aviário com 2 mil metros quadrados não precisa mais de licença para começar, antes precisava do conjunto completo”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]