• Carregando...
Covid-19 em Curitiba
Prefeito de Curitiba Rafael Greca.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O prefeito Rafael Greca (DEM) deu indicativo nesta segunda-feira (23) de que Curitiba pode mudar da bandeira amarela para laranja, com mais restrições de atividades, na próxima sexta-feira (27) se o novo avanço da pandemia de coronavírus não desacelerar. Domingo (22), seis hospitais bateram na lotação máxima de leitos de UTI: três hospitais do SUS – Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador e Evangélico Mackenzie – além de três da rede particular – Nossa Senhora das Graças, Sugisawa e Marcelino Champangnat.

As principais notícias do Paraná em seu WhatsApp

Em uma postagem no Facebook nesta segunda, Greca foi questionado nos comentários se já não deveria ter fechado bares e parques para evitar o avanço do contágio. “Vamos verificar. Demos uma chance de uma semana a eles”, respondeu o prefeito, dando uma espécie de ultimato para que a população e o comércio evite qualquer tipo de aglomeração para frear a aceleração de casos.

Resposta do prefeito Rafael Greca a questionamento sobre se Curitiba já deveria ter adotado restrições.
Resposta do prefeito Rafael Greca a questionamento sobre se Curitiba já deveria ter adotado restrições.

“Além de novos leitos, precisamos que o curitibano tenha outro comportamento para frear este avanço do convonavírus, com prudência e inteligência, para não fechar a cidade. Eu não quero fechar a cidade”, declarou o prefeito em entrevista à RPC TV nesta segunda. Semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu as cirurgias eletivas pelo SUS em 12 hospitais da capital justamente para reforçar os leitos exclusivos de Covid-19. A expectativa é de que 24 leitos de UTI sejam reativados nesta semana. Além disso, o governo do estado está reativando outros 38 leitos de UTI para Covid-10 no Hospital de Reabilitação no bairro Cabral. A oferta de leitos é um dos nove índices levados em conta para a mudança de bandeira.

No fim de semana, a imagem de muitos jovens aglomerados em uma região de bares em Curitiba foi destaque em reportagem do Fantástico. De acordo com os dados da SMC, é justamente entre os jovens de 15 a 39 anos que o contágio vem aumentando neste novo avanço do coronavírus.

Fiscalização

Só entre a noite de quinta-feira (19) e de domingo (22), a Vigilância Sanitária vistoriou 24 estabelecimentos comerciais, principalmente bares, para barrar aglomerações, a maioria por denúncias pela Central 156. Seis estabelecimentos foram interditados: dois bares, um no Alto da XV e outro no Pinheirinho; uma tabacaria no Pinheirinho, duas casas de eventos no Butiatuvinha e Augusta, além de uma danceteria no bairro Capão Raso.

Também foram expeditas 16 notificações de irregularidades sanitárias de prevenção à Covid-19. Entre esses estabelecimentos estão bares, pizzaria, lanchonete, danceteria e casas de eventos nos bairros Pinheirinho, Augusta, Capão Raso, Butiatuvinha, CIC, Boqueirão, Jardim das Américas, Sítio Cercado e Campo Comprido.

Apesar da fiscalização, as autoridades de saúde apelam para o bom senso da população para que tome todas as medidas de prevenção da Covid-19, principalmente evitando aglomerações. “Nós já temos um acumulado de informações para tomar medidas em alguns locais, mas as pessoas ficam se preocupando com a cor da bandeira. Elas têm que se preocupar com suas atitudes. Os setores precisam ajudar”, cobrou a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak , em entrevista à Rádio BandNews.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]