• Carregando...
Greca descarta hospital na Arena da Baixada e reforça: “fiquem em casa”
| Foto: Reprodução / Facebook

Em transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, reforçaram o apelo para que a população de Curitiba siga em isolamento para conter a propagação do coronavírus. Sem mencionar o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que criticou as medidas de isolamento, Greca disse que não iria politizar o tema e transformar a crise em palanque.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Vamos seguir a recomendação da Organização Mundial e Saúde. Por amor a Curitiba, pelo bem dos curitibinhas, nós continuamos em casa”, disse o prefeito. “Não quer dizer que os serviços essenciais não vão funcionar, que os pais de família da construção civil não devam trabalhar, assim como enfermeiras, guardas, policiais, trabalhadores do transporte”, acrescentou.

O prefeito também descartou a utilização da Arena da Baixada como hospital de campanha. “Não haverá hospital na Arena da Baixada, nós não precisamos disso. A estrutura de saúde de Curitiba é formidável. Um hospital improvisado é um perigo, nem sempre é indicado”, afirmou. A secretária de saúde destacou que Curitiba tem 761 leitos de UTI e que, com a ativação de novos leitos e a otimização da rede hospitalar, pode ultrapassar mil. “Podemos transformar centros cirúrgicos de hospitais em leitos de UTI, já que as cirurgias eletivas estão suspensas. UTI precisa de respiradores, equipamentos, equipe, não deve funcionar em um estádio de futebol”, afirmou.

Em tom de otimismo, prefeito e secretária anunciaram que sete pessoas internadas com Covid-19 na cidade já se recuperaram e que o caso mais grave, do médico Jamal Munir Bark, evolui bem, devendo deixar o respirador em até dois dias. A secretária Márcia Huçulak também desmentiu boatos de que já ocorreram mortes na cidade. “Não há óbitos por coronavírus em Curitiba, não espalhem fakenews", pediu. “Não mintam na internet, não façam a obra do mal”, acrescentou o prefeito.

Greca também aproveitou a live para agradecer doações de insumos por empresas, comemorar o resultado da vacinação de idosos contra a gripe e a anunciar a fabricação de máscaras de proteção para os profissionais da linha de frente da prefeitura por empresas do Vale do Pinhão. “É hora de estarmos juntos, com o nosso coração na mão, preocupados em multiplicar as grandes oportunidades que a vida nos dá, inclusive de usar a crise para sermos mais fortes que as dificuldades”, concluiu.

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]