• Carregando...
Rafael Greca (DEM) recebe diploma da Justiça Eleitoral para mandato que se inicia em 2021
Rafael Greca (DEM) recebe diploma da Justiça Eleitoral para mandato que se inicia em 2021.| Foto: Divulgação/TRE-PR

O prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), e os 38 eleitos para a Câmara de Vereadores nas eleições realizadas em novembro foram diplomados nesta sexta-feira (18) pela Justiça Eleitoral. Trata-se de uma etapa na qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pela população e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Atípica em função da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia organizada em um auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ficou restrita a um público pequeno. Entre os eleitos, apenas quatro participaram de forma presencial da solenidade, que também foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE no Youtube.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Além de Greca e seu vice, a candidata eleita com o maior número de votos para a Câmara de Curitiba, Indiara Barbosa (Novo), e o atual presidente da Casa, o vereador reeleito Sabino Picolo (DEM), receberam o diploma no local. Os diplomas dos demais ficaram disponíveis no site do TRE.

Discursos feitos durante a cerimônia destacaram a atipicidade das eleições, em um contexto de pandemia, e a Justiça Eleitoral recebeu elogios dos eleitos. Greca também falou sobre o ano “muito difícil” e “sem manual”, mas apontou para a gestão que se inicia em 2021, destacando alguns compromissos colocados em campanha eleitoral: “Eu serei o prefeito do ano da vacina aos 330 anos de Curitiba. Com o desafio de erguer o bairro novo da Caximba, implantar o Sistema de BRT no Inter 2. Serei o prefeito da pirâmide solar, dos prédios públicos cobertos com placas solares”.

Greca também falou sobre a recente assinatura do PlanClima, o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). O documento, segundo Greca, prevê “zerar a emissão de carbono em Curitiba até 2050”. “Se Deus for servido e eu tiver 94 anos, quero ir à prefeitura para a cerimônia de prestação de contas”, disse Greca, que vai para o terceiro mandato eletivo no Palácio 29 de Março. A “singular proeza”, nas palavras dele, também foi lembrada: “Único curitibano três vezes eleito democraticamente prefeito da nossa cidade”. Ex-vereador de Curitiba, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Greca venceu as eleições deste ano já no primeiro turno, com 59,74% dos votos válidos.

Leia mais: Quem é Greca, o único eleito três vezes para a prefeitura de Curitiba

Auditório do TRE-PR, durante cerimônia exibida através do Youtube. Foto: Reprodução/Youtube
Auditório do TRE-PR, durante cerimônia exibida através do Youtube. Foto: Reprodução/Youtube

Os dois vereadores presentes na cerimônia também fizeram discursos. Bastante emocionada, Indiara Barbosa disse que sua expressiva votação revela um “anseio do curitibano por renovação política” e falou sobre a necessidade de “pessoas comuns” se envolverem com a política: “precisamos melhorar a imagem do político” e “inspirar mais pessoas, de bem, para trabalhar com a gente”.

Ao elogiar o papel da Justiça Eleitoral para a realização de eleições em meio a pandemia, o vereador reeleito Sabino Picolo aproveitou para defender o uso das urnas eletrônicas. “Em 1996, já me elegi nesse formato [com voto eletrônico] e nunca tive dúvidas da lisura das eleições eletrônicas. Sou testemunha que as eleições são seguras”, disse ele.

Apenas quatro eleitos receberam o diploma no local da cerimônia: Rafael Greca, Eduardo Pimentel, Indiara Barbosa e Sabino Picolo. Foto: TRE-PR
Apenas quatro eleitos receberam o diploma no local da cerimônia: Rafael Greca, Eduardo Pimentel, Indiara Barbosa e Sabino Picolo. Foto: TRE-PR

Autoridades da Justiça Eleitoral também fizeram discursos durante a cerimônia, que durou quase uma hora e meia. “Começamos a nos preparar logo após as últimas eleições para o pleito deste ano. Ninguém, porém, podia prever um cenário como a pandemia que se apresentou. Chegou-se a cogitar a prorrogação de mandatos. Prevaleceu, porém, o princípio da democracia, pois todo poder emana do povo. Para garantir a materialização desse poder, mesmo com todas as dificuldades, nós tínhamos que realizar estas eleições. E hoje encerramos formalmente, com imensa alegria, com a sensação de dever cumprido, o processo eleitoral de 2020”, disse o presidente do TRE, desembargador Tito Campos de Paula.

Posse no primeiro dia de 2021

A instalação da nova legislatura da Câmara de Curitiba será realizada no dia 1º de janeiro de 2021, às 15 horas. Na sequência, a Casa dará posse ao prefeito e ao vice, Rafael Greca e Eduardo Pimentel. A cerimônia está marcada para as 17 horas e também será transmitida ao vivo pelos canais do Legislativo nas redes sociais. Já as eleições da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores acontecem no dia 2 de janeiro.

A 18ª legislatura terá 20 vereadores reeleitos e 18 parlamentares em primeiro mandato. Permanecem na Casa: Beto Moraes (PSD), Dalton Borba (PDT), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (DEM), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pier Petruzziello (PTB), Professor Euler (PSD), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (DEM), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (DEM) e Zezinho Sabará (DEM).

Ingressam na Câmara: Alexandre Leprevost (Solidariedade), Amália Tortato (Novo), Carol Dartora (PT), Denian Couto (Pode), Eder Borges (PSD), Flávia Francischini (PSL), Hernani (PSB), Indiara Barbosa (Novo), João da Loja 5 Irmãos (PSL), Leônidas Dias (Solidariedade), Márcio Barros (PSD), Marcelo Fachinello (PSC), Nori Seto (PP), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Renato Freitas (PT), Salles do Fazendinha (DC), Sargento Tânia Guerreiro (PSL) e Sidnei Toaldo (Patriota).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]