• Carregando...
68% do grupo prioritário no Paraná recebeu ao menos a 1ª dose ou dose única
| Foto: JONATHAN CAMPOS/AEN

No Paraná, mais de 3,3 milhões de pessoas que estavam na fila de prioridades para receber a vacina contra a Covid-19 já receberam a dose única (109.194 pessoas) ou ao menos a primeira dose (3.254.694 pessoas; incluindo 1.932.496 pessoas que também receberam a segunda dose). Isso representa 68,20% de todo o grupo prioritário estimado, de quase 5 milhões de pessoas (4.931.989 pessoas), conforme apontado pelo plano estadual de vacinação. Apesar disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entende que todo o grupo prioritário já foi contemplado ao menos com a primeira dose ou a dose única, exceto os trabalhadores industriais (veja abaixo). São pessoas com mais de 60 anos (idosos), trabalhadores da saúde, indígenas, professores, trabalhadores da limpeza, do transporte, das forças de segurança, ribeirinhos, quilombolas, presos, pessoas em situação de rua, entre outros (confira infográfico logo abaixo).

A diferença entre o público estimado e o público efetivamente vacinado aconteceria por motivos variados, fora a quantidade de pessoas que, mesmo chamadas, não procuraram um ponto de vacinação. Para a Sesa, a estimativa pode ter duplicidades (pessoas que indevidamente foram incluídas em dois grupos prioritários), por exemplo. Ao longo da campanha de vacinação, a prefeitura de Curitiba descobriu que a estimativa de trabalhadores da saúde era menor e não correspondia à realidade. Por outro lado, Curitiba também superestimou o grupo das pessoas com comorbidades: calculou em 300 mil pessoas, quando pouco mais de 100 mil de fato foram atrás de um ponto de vacinação por causa de alguma doença.

Além disso, há o grupo prioritário dos trabalhadores industriais (estimado em 425.424 pessoas) que na prática acabou entrando na fila da vacinação da população em geral, chamada exclusivamente pelo critério da idade, dos mais velhos (59 anos) para os mais novos (18 anos). Isso ocorreu pela dificuldade em definir quais atividades industriais exatamente deveriam ou não ser consideradas prioritárias, somado ao fato de a campanha de imunização ter avançado para a população em geral mesmo antes do término completo da vacinação da fila prioritária. Entre o final de maio e início de junho, o Ministério da Saúde autorizou a chamada geral, do restante da população, pelo critério da idade. As duas filas passaram a andar de forma concomitante. Formalmente, contudo, o grupo dos trabalhadores industriais ainda integra a fila prioritária.

Quando houve a abertura da campanha para o público em geral, a fila prioritária no Paraná já tinha se tornado até maior do que a fila não prioritária, considerando as estimativas. Na versão de junho do plano estadual de vacinação, que é a edição mais recente do documento, são 4.931.989 pessoas na fila prioritária e 3.804.025 pessoas na outra fila, do restante da população com mais de 18 anos de idade. Apenas do grupo não prioritário, 2.159.700 pessoas receberam a primeira dose e 41.029 também receberam a segunda dose; outras 184.240 receberam a dose única.

A meta é vacinar toda a população adulta, com ao menos uma dose, até o final do mês de setembro, e todos os adultos com duas doses até o final do ano. Até 27 de julho, portanto, somando fila prioritária e não prioritária, 5.414.394 paranaenses receberam a primeira dose; 1.973.525 também já receberam a segunda dose; e 293.434 ganharam a dose única. A população acima de 18 anos no Paraná, que é o público alvo desta campanha de vacinação, é estimada em 8.736.014 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]