• Carregando...
Guarapuava comemora 200 anos.
Guarapuava comemora 200 anos.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapuava

Guarapuava, município do centro-oeste do estado, completa 200 anos nesta segunda-feira (9), com uma agenda extensa de comemorações. A cidade olha para a sua história, desde a instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 1919, mas também faz projeções para o futuro, inspirada na solidez do setor agrícola e na expectativa de crescimento em diversos setores, que celebram o funcionamento do novo aeroporto da cidade.

RECEBA notícias de Paraná em WhatsApp

As iniciativas para a expansão de novos mercados foram reconhecidas pela Urban Systems, empresa que realizou e divulgou um estudo sobre as melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para fazer negócios no Brasil em 2019. A pesquisa leva em consideração indicadores econômicos, financeiros e de transporte e revelou que Guarapuava é a 43ª colocada nacional no quesito desenvolvimento econômico, que envolve maturidade e crescimento da cidade.

Nesse sentido, a produção agropecuária se destaca. De acordo com dados sistematizados pelo IBGE, 60% da cevada colhida no país é paranaense. Desse número, 40% da produção é proveniente de Guarapuava, segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). E os números mostram que a cidade deve continuar concentrando a produção.

A área plantada este ano foi de 60,3 mil hectares, um número 8% maior que o do ano passado. Já a produção prevista foi de 244,3 mil toneladas, ou seja, 11% maior que em 2018. De acordo com um estudo preliminar divulgado em agosto deste ano pelo Deral, apesar da cevada representar 3,3% do VBP (Valor Bruto do Produto) da região, o valor do índice subiu para R$ 106,24 milhões em 2018, um aumento de aproximadamente 55% no comparativo com o ano passado.

Os dados que exemplificam a importância da cultura da cevada para Guarapuava também indicam para a expansão no setor. O aumento da área plantada, da produtividade e também do preço médio tem certa relação com o regime de integração de plantio com a indústria, que direciona a produção na maior maltaria da América Latina, a Agrária Malte.

De acordo com dados da própria cooperativa, 350 mil toneladas de malte são produzidas ao ano, o que representa cerca de 30% de toda a produção nacional. O resultado é o desenvolvimento econômico e social em uma via de mão dupla. “A Agrária se sustenta e contribui para o desenvolvimento do município. São, aproximadamente, 230 famílias e mais de 650 cooperados que fazem com que seja possível que exista uma empresa que contribua com o desenvolvimento regional”, comenta Jeferson Caus, gerente comercial da Agrária.

Cidade alça novos vôos

O aeroporto Tancredo Thomas de Farias também deve atrair novos investimentos tanto para Guarapuava quanto para os municípios vizinhos, consolidando-se como uma macrorregião. Para Cledemar Mazzochin, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), a instalação e o funcionamento do novo aeroporto fortalecem os setores do comércio e da prestação de serviços porque favorecem o deslocamento de pessoas.

“O aeroporto representa para Guarapuava uma abertura para o mundo. Essa nova logística certamente aproximará investidores, fornecedores, parceiros, promovendo uma comunicação e transporte mais ágeis. Estamos otimistas de que muitos investidores virão, muitas ideias novas surgirão, e, tudo isso, fortalece a condição de Guarapuava como o polo que de fato é, não somente na região, mas no Paraná como um todo”, aponta.

Hoje, Guarapuava não se destaca, em comparação a outras cidades paranaenses, na produção industrial. Esse fato aponta para a vocação da cidade nos setores de comércio e prestação de serviços. Para Mazzochin, há três fatores que, combinados com a visão estratégica dos empresários, transformaram Guarapuava em uma cidade atrativa para investimentos.

“A mão de obra qualificada [é o primeiro fator], já que Guarapuava consolidou-se como um polo educacional da região, com faculdades e universidades de qualidade, nas modalidades pública e privada. [O segundo fator é] a localização estratégica, já que estamos no centro do Paraná, e, portanto, somos ligação para qualquer lugar do Estado e países da América Latina. [O terceiro fator é] as opções de transporte e escoamento de produção, já que muitos projetos e investimentos estão em andamento para melhorar os sistemas viário e ferroviário, além do funcionamento do aeroporto municipal. A Acig avalia que esse é um momento ímpar de desenvolvimento da região centro-sul paranaense”, pondera.

O cenário é positivo tanto para empresários quanto para investidores da região. Izabel Machur tem uma agência de viagens em Pitanga, a 60 quilômetros de Guarapuava, e diz que o funcionamento do aeroporto será benéfico tanto para os habitantes quanto para os negócios. A cidade passa a ter um voo semanal para Campinas (SP) pela Azul e deve entrar, em breve, na rota do Voe Paraná, numa linha direta com Curitiba, pela Gol.

Voo inaugural da Azul, no sábado (7). Foto: Divulgação/Prefeitura.
Voo inaugural da Azul, no sábado (7). Foto: Divulgação/Prefeitura.

“Para nós, como habitantes da região central do Paraná, o aeroporto é importante porque estimula a economia e faz a ligação do interior para grandes centros por diversos motivos, como o turismo, tratamentos médicos, reuniões políticas e tantos outros. Acredito que o aeroporto tem uma grande função e vai abrir um leque muito grande de opções para a região. No turismo, é incomparável como vai melhorar. Teremos agilidade para as conexões em outras áreas do país e rápido acesso a grandes centros. Nós estamos muito empolgados. Esperamos que o aeroporto não só se mantenha como cresça muito, protagonizando um novo marco para a nossa região”, comenta a empresária.

Programação de aniversário

Entre inaugurações, atividades culturais, entrega de monumentos e eventos natalinos, Guarapuava comemora seus 200 anos com uma programação que teve início no primeiro dia de dezembro e deve prosseguir até o dia 18. A primeira cerimônia foi a inauguração do Jardim do Futuro, localizado no Parque das Araucárias, onde as crianças nascidas no município no último mês do ano serão homenageadas com o plantio de árvores que ocorrerá nos dias 13 de dezembro e 10 de janeiro. O ato é simbólico para marcar a transição entre o passado e o futuro, além da poesia própria da vida indicando o crescimento das árvores juntamente com o desenvolvimento das crianças na cidade.

No primeiro sábado do mês, a prefeitura também promoveu a Cãominhada no Parque do Lago e a inauguração do Espaço Bernardo Guimarães Ribas Carli, na Câmara de Vereadores da cidade. É uma homenagem ao ex-deputado estadual morto em um acidente aéreo em julho do ano passado. No domingo (08), foi a vez do Coral dos Anjos, composto por alunos da rede municipal de ensino. Já na segunda-feira (09), a programação conta com os shows do cantor Luan Santana e também do grupo Raça Negra. Na próxima sexta-feira (13), a Praça Encantada será inaugurada em frente à Catedral Nossa Senhora de Belém, com decoração temática do Natal.

O dentista Guilherme Zolinger comenta que teve uma boa impressão com as atividades alusivas ao aniversário da cidade, tanto pela própria percepção quanto pela opinião de amigos e pacientes. “Achei a programação excelente. Contempla diversos tipos de atividades. Tem entretenimento, tem lazer, tem muita inauguração e vários pontos da cidade iluminados, então de alguma todo mundo vai encontrar alguma coisa que se identifique e goste”, comenta.

A mesma sensação foi descrita por Ana Paula Rovedo Falkoski, fisioterapeuta nascida e criada em Guarapuava. “Achei a programação ótima! A cidade toda está sendo organizada, a Avenida Manoel Ribas está sendo pintada novamente e os parques estão bem cuidados”, comenta. Além das atividades oferecidas, a cidade também conta com o Cardápio Gastronômico 200 anos, um menu digital que conta com 24 bares e restaurantes que dedicam um prato especial da casa a preço único de R$ 20, provando que Guarapuava é referência, também, em opções culinárias.

Conteúdo editado por:Katia Brembatti
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]