• Carregando...
Faixa de não ultrapasse da Polícia Militar do Paraná
Taxa de assassinatos de brancos, amarelos e indígenas é maior do que de negros e pardos no Paraná.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Atlas da Violência, divulgado nesta semana pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, mostrou que, em pelo menos um dos aspectos analisados, o Paraná é uma exceção em relação aos demais estados do país: é o único em que o número de homicídios de pessoas negras é menor do que o de não negras.

Os números são de 2017, último dado do levantamento. Enquanto a taxa paranaense de assassinatos entre os pretos e pardos ficou em 19 para cada 100 mil habitantes, a de brancos, amarelos e indígenas chegou a 26,5. Levando-se em conta o período de dez anos, entre 2007 e 2017, o número de homicídios caiu 11,9% entre a população negra no Paraná.

Em todo o Brasil, a realidade é totalmente diferente. A taxa de homicídios por 100 mil negros foi de 43,1, ao passo que a de não negros ficou em 16. “Proporcionalmente às respectivas populações, para cada indivíduo não negro que sofreu homicídio em 2017, aproximadamente 2,7 negros foram mortos”, relatam os pesquisadores no estudo.

LEIA MAIS: Veja todos os dados do Atlas da Violência

Os estados que registraram as menores taxas de homicídio de negros por 100 mil habitantes, de acordo com o estudo, foram São Paulo (12,6); Paraná (19) e Piauí (21,5).

Cuidados na análise

Para o promotor Rafael Machado Moura, do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público do Paraná, é preciso manter o “pé no chão” antes de se falar com otimismo sobre os números paranaenses. Segundo ele, é preciso apurar mais detalhes sobre como são feitas as notificações dos casos de assassinatos da população negra. Até por isso o Núcleo tem solicitado informações de homicídios para a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, com o intuito de verificar exatamente como vem sendo feito esse processo.

O promotor destaca ainda que esse dado “positivo” seria um dos únicos que favoreceriam a população negra no estado. Até por isso, chama a atenção. “Vários outros indicadores em relação às questões raciais colocam os negros em desvantagem no Paraná. Entre eles o da renda menor e o da população carcerária que, proporcionalmente, tem representatividade maior de negros em relação à população em geral”, destaca o representante do Ministério Público.

Já o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva, adota um tom mais otimista. “O movimento negro no Paraná é muito forte e a luta que levou à formação dos conselhos municipais e estadual da promoção de igualdade ajuda no processo de combate ao racismo”, defende.

Para Saul, os outros dados sociais desfavoráveis à população negra não têm relação com aspectos regionais e são problemas comuns a todo o país. “A violência contra os negros já diminuiu no Paraná, o que é um ponto positivo. Os outros pontos são retratos da dificuldade econômica de todo o Brasil e por isso passam também pelo nosso estado”, defende ele.

Comparação com outros estados do Sul

Na comparação do Paraná com os estados vizinhos, que também têm a população não negra maior do que a negra, o padrão dos índices de assassinatos não se repete.

Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o Atlas da Violência apontou que a taxa de assassinatos de negros a cada 100 mil habitantes permaneceu maior do que a dos não-negros, seguindo a tendência verificada em todas as unidades da federação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]