• Carregando...
Hospital Universitário da UEPG.
Hospital Universitário da UEPG.| Foto: Aline Jasper/Divulgação

A dificuldade para comprar produtos que estão em falta no mercado por causa da superprocura motivada pelo novo coronavírus, aliada ao aumento do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) diante do crescimento no número de doentes internados, levou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a pedir doações e empréstimos para para o Hospital Universitário (HU), visando garantir a qualidade do atendimento.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

A situação mais urgente é relacionada a medicamentos usados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como sedativos e bloqueadores neuromusculares. Preventivamente, procedimentos eletivos foram suspensos e protocolos alterados, já em março, como forma de poupar as substâncias. Mesmo assim, a instituição informou que tem em estoque apenas o suficiente para mais oito dias. O hospital pediu empréstimo e espera que os governos federal e estadual consigam repor os estoques. A Secretaria Estadual de Saúde comunicou, no início do mês, a dificuldade para adquirir os medicamentos.

O Hospital Universitário também teme ficar sem aventais, usados como EPI pelos profissionais de saúde que atendem os pacientes. Uma licitação para a compra está em andamento, mas diante do aumento do número de internados, a Universidade lançou uma campanha para arrecadar doações. Empresas e pessoas físicas podem contribuir cedendo aventais (novos e esterilizados, apropriados para ambiente hospitalar, de plástico ou TNT) ou fazendo depósitos bancários para agilizar uma compra direta (Caixa Econômica, agência 3186, operação 003, conta corrente 134-7, CNPJ 08.574.460/0001-35 FAUEPG). Cada vez que um profissional de saúde se aproxima de um paciente infectado ou com suspeita de Covid-19, um avental é usado e imediatamente descartado, antes do atendimento do próximo doente, gerando uma demanda aproximada de 16 mil aventais por mês.

De acordo com o boletim na noite desta terça-feira (21), a instituição tem 23 dos 30 leitos de UTI ocupados e 19 pacientes na estrutura disponível de 24 leitos de enfermaria exclusiva para Covid-19. Há uma semana, a UTI estava lotada, mas a oferta de vagas foi ampliada, com a inclusão de mais 10 leitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]