• Carregando...
Janiópolis possui 6 mil habitantes e uma escola municipal.
Janiópolis possui 6 mil habitantes e uma escola municipal.| Foto: Divulgação / Paraná Turismo

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação, foi recebido com festa na pequena cidade de Janiópolis, no Noroeste do Paraná. Além de obter a maior nota do estado, com 8,8, o município vizinho a Goiorerê teve o quarto melhor desempenho do país nos anos iniciais do ensino fundamental, fase da educação pública de responsabilidade dos municípios.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

A campeã nacional foi Mucambo (CE), com nota 9,4, seguida de Independência (CE), 9,1, e Coruripe (AL), com 8,9. O Paraná teve mais uma cidade entre as 10 melhores notas do Ideb no Brasil: Serranópolis do Iguaçu, 8º lugar com nota 8,5.

Se a cidade vizinha a Foz do Iguaçu mantém seu Ideb acima de 8,0 pela quarta avaliação consecutiva desde 2013, oscilando de 8,7 para 8,5 na comparação das provas de 2017 e 2019, a nota de Janiópolis surpreende pelo histórico do município. O Ideb da cidade paranaense com melhor educação pública no estado saltou de 6,5 para os atuais 8,8. Em 2015, o Ideb do município foi de 5,7.

Janiópolis tem uma população de pouco mais de 6 mil habitantes, dos quais 400 estudam na Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, a única escola pública da cidade para crianças do 1º ao 5º ano. Destes, 60 alunos do 5º prestaram a prova do Ideb no ano passado. “Pelo resultado deles na Prova Paraná, a gente já esperava um Ideb alto, acima de 7,5, mas este 8,8 também nos surpreendeu”, comenta a secretária municipal de educação, Ângela Aparecida Girardo da Rocha.

“Não fazemos nada de extraordinário aqui, mas fazemos uma boa gestão da educação, com apoio da comunidade, do Rotary, das igrejas, do Ministério Público e do Conselho Tutelar. Com o MP, fizemos um TAC para reorganizar a escola quanto à estrutura, acessibilidade, disponibilidade de materiais. Tínhamos duas escolas funcionando em um mesmo prédio cedido pelo Estado. Havia rixa, competição. Construímos uma única escola para todos os nossos alunos em uma sede própria, trouxemos as famílias para dentro da escola e estamos colhendo os frutos”, comentou a secretária.

Ângel Rocha também atribuiu o crescimento do Ideb do município à decisão da prefeitura de contratar professores por concurso público e investir na sua formação. “Até 2017, nossos professores eram contratados por PSS. O compromisso deles com a escola acabava em 31 de dezembro de cada ano e uma nova seleção era feita para o ano seguinte. Agora, temos professores concursados, com vínculo com o município, e estamos investindo na formação deles”, concluiu.

Segunda colocada no ranking paranaense, Serranópolis do Iguaçu é ainda menos populosa que Janiópolis, com 4,5 mil habitantes. Entre as grandes cidades, Maringá e Paranavaí são as que apresentaram melhor Ideb, com nota 7,7. Curitiba, por exemplo, teve um Ideb de 6,5 para os anos escolares de responsabilidade das secretarias municipais de educação.

Alerta no Litoral

Na outra ponta, Itaguajé, cidade do extremo Noroeste do estado, na divisa com São Paulo, foi o município com pior Ideb, 4,8. Outro destaque negativo foram os municípios do litoral, com Antonina, Morretes e Guaraqueçaba figurando entre as 10 piores educações municipais do estado, todas com nota 5,1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]