• Carregando...
IML que atende 28 municípios dos Campos Gerais funciona em dois contêineres desde agosto de 2018
IML que atende 28 municípios dos Campos Gerais funciona em dois contêineres desde agosto de 2018| Foto: Reprodução

Após mais de um ano funcionando de forma improvisada em contêineres frigoríficos, o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá suas atividades transferidas para o imóvel do 3ª Distrito Policial, localizado no bairro Jardim Carvalho. A medida, também em caráter temporário, deve aliviar a situação dos 14 funcionários e dos familiares atendidos pelo órgão, que aguarda uma nova sede ao menos desde 2012.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a subsede do Instituto de Criminalística também passará a ser abrigada no imóvel. De acordo com a Polícia Civil, a transferência está confirmada, mas ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer.

A unidade improvisada em contêineres, onde o IML passou a atender em agosto de 2018, deveria ser uma solução provisória, até que a sede do órgão na cidade, no bairro Nova Rússia, fosse reformado. O problema é que não houve interessados nas duas licitações realizadas para a execução das obras. Uma contratação emergencial com dispensa de licitação chegou a ser autorizada, mas novamente não houve empresa interessada no processo.

No último mês de junho, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) teve de realizar pregão para renovar a locação de contêineres e manter o IML funcionando, já que o contrato anterior venceu.

As estruturas, alugadas a um custo de R$ 73.110 para um período de 12 meses, estão instaladas em área anexa ao Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa, no bairro Uvaranas. São dois contêineres frigoríficos de 6 metros de comprimento, 2,40 m de largura e 2,30 m de altura, com motor de refrigeração para controle de temperatura entre -20°C e 10°C, iluminação interna e divisória interna para isolamento de região para receber familiares dos mortos.

Corpos em estado de putrefação avançado, sem condições de serem recebidos no local, são transferidos para a unidade de Curitiba, a cerca de 115 km de distância.

UEPG finaliza projeto de para nova sede do IML

Alternativa à reforma da sede do IML, uma solução mais definitiva para os problemas enfrentados pelo órgão é a construção de uma nova sede, projeto em andamento por meio de parceria entre Polícia Científica e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto arquitetônico e o termo de referência foram finalizados nesta semana e, na sequência, serão licitados projetos complementares de engenharia (estrutural e instalações elétricas, hidráulicas e de prevenção de incêndio).

A ideia é que, juntamente com o IML, seja construída uma ala destinada ao Centro de Estudos Anatômicos, voltado para os cursos da área de saúde da instituição. A estrutura deve abrigar ainda o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da prefeitura, órgão destinado à análise de mortes naturais de pessoas que não tinham acompanhamento médico. Por enquanto ainda não há uma previsão para a licitação da obra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]