Com uma barra de titânio nas mãos e um sonho de democratizar a tecnologia de implantes para o Brasil inteiro, um dentista começou uma empresa na capital paranaense que, três décadas depois, se tornaria referência mundial em implantodontia. Fundada em Curitiba em 1993, hoje a Neodent está presente em mais de 89 países em todos os continentes.
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Geninho Thomé, fundador da empresa, conta que nos anos 1990 o cuidado com a saúde bucal era bem diferente do cenário atual. Sensibilizado com a dificuldade de acesso de implantes à população, ele começou a estudar formas de dar mais acesso a essa tecnologia e garantir a qualidade do produto. “Em um desses cursos, realizado nos Estados Unidos, um dos países com estudos mais avançados sobre o tema, ganhei de um professor uma barra de titânio. Seria com ela que começaria a colocar meu sonho em prática”, lembrou.
Assim que chegou a Curitiba, o dentista começou a esboçar seus primeiros desenhos de implantes. Em sua clínica, o espaço foi adaptado na época para ser um pequeno laboratório, local onde foram criados os primeiros protótipos de implantes em outros materiais. Geninho Thomé estudou continuamente para chegar no modelo desejado, em 1992. “Ao todo, foram quase quatro anos de desenvolvimento do projeto. Tudo o que ganhava como dentista, no consultório, eu investia na minha criação”, comentou. No ano seguinte, em 1993, fundou a Neodent ao lado da ex-esposa Clemilda Thomé.
De Curitiba para o mundo, empresa foi comprada por multinacional
Em 2007, a Neodent se aproximou do Grupo Straumann. O grupo suíço buscava ampliar sua atuação no Brasil, pois ainda considerava a área como um mercado em expansão. “Os rumores se concretizaram ainda em 2012, quando o Grupo Straumann adquiriu 49% da Neodent. Eles ficaram impressionados com a qualidade do processo de usinagem”, diz o fundador Geninho Thomé.
O dentista conta que a expansão da empresa foi mais rápida do que imaginava. Em 2013, membros do Grupo Straumann vieram a Curitiba para um evento da Neodent e viram a necessidade de pensar em outras estratégias para que a empresa expandisse as atividades para outros continentes. “Em 2014, Matthias Schupp voltou para Curitiba com o intuito de planejar o futuro da Neodent, dentro do Grupo Straumann. O planejamento dele deu tão certo que a Straumann antecipou a aquisição completa da empresa para abril de 2015 – a previsão era de que só seria feita em 2018”, afirma Thomé. E, hoje, Matthias Schupp é o CEO da Neodent.
Potencial da fábrica em Curitiba
O CEO comenta que nessa época que visitou a fábrica em Curitiba viu o potencial da empresa paranaense. Ele destaca que, apesar da compra por um grupo internacional, preservou grande parte dos funcionários, enquanto trazia inovação e outras experiências de fora do país. “Sempre soube que a Neodent tinha um potencial de se tornar uma das maiores empresas da odontologia no mundo, e agora, pouco mais de 10 anos após a parceria com o Grupo Straumann, esse potencial comprovou-se realidade”, ressalta Matthias Schupp.
Segundo o fundador da empresa, antes da aquisição pelo grupo internacional, já havia consolidado seus produtos na América do Sul. Em 2006, foi inaugurada uma filial em Lisboa, Portugal, buscando ingressar no mercado europeu. Já em 2014, a empresa comercializou seus primeiros produtos nos Estados Unidos. Em 2022, o empreendimento paranaense já marcava presença em 89 países.
Sede permanece em Curitiba
Mesmo com a expansão da empresa em 89 países, a sede da Neodent permanece na capital paranaense. Em Curitiba, há uma fábrica com mais de 20 mil m² e a sede administrativa no bairro Batel. “Minhas raízes sempre estiveram no Paraná. Nasci em Santa Helena e logo vim para Curitiba finalizar meus estudos. Desde o início da Neodent, Curitiba se mostrou um mercado dentro do Brasil com alto potencial para a implantodontia, e segue assim até hoje. Temos grande parte dos nossos clientes e parceiros aqui na capital o que, com certeza, nos ajudou nessa projeção fora do Brasil”, relata Geninho Thomé, Presidente do Conselho Administrativo e Presidente Científico da Neodent.
A empresa que começou com 5 funcionários, em 1996, hoje, tem mais de 2.300 colaboradores. Desses, em torno de 2 mil estão no Paraná. “A capital é um polo empreendedor e de inovação, o que nos garante uma estabilidade nos negócios e nos possibilita seguir mantendo nossas raízes sem prejudicar nossas transações”, acrescenta Thomé.
Além da sede permanecer em Curitiba, a empresa tem diversos projetos sociais para ajudar a população do em torno da fábrica que está localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). No ano passado, foi implementado pela primeira fez um curso de capacitação para a comunidade externa, com participação de 67 pessoas. Dessas, 21 delas foram contratadas para trabalhar com a marca.
“Outra iniciativa que temos é o projeto Sorrisos da Vila, criado em 2022, dentro da comunidade Augusta B, e que oferece aulas de futebol para crianças e jovens da região. A comunidade tem mais de quatro mil moradores, muitos vivendo em situação de vulnerabilidade social e com poucas opções de lazer”, explica o CEO Matthias Schupp.
Com alcance mundial nesses 30 anos de trajetória, a empresa busca continuar levando sorrisos para a população. “É com dedicação à pesquisa que se amplia o acesso à saúde bucal, e é investindo em tecnologia que o crescimento ocorre de maneira sustentável”, finaliza Schupp.
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