• Carregando...
Portas de comércio fechadas
Portas de comércio fechadas| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

No primeiro dia de vigência do decreto estadual, houve pouca variação no índice de isolamento social das sete cidades polo das regionais de saúde colocadas sob “quarentena restritiva”. Com o documento, o governo determinou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais nas regionais de saúde de Curitiba, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Cianorte e Cornélio Procópio. Na quarta-feira, 1º, só três dessas grandes cidades fecharam o comércio (Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu), mas, mesmo nestes municípios, o isolamento pouco variou. A média estadual, inclusive, baixou, em relação aos dois primeiros dias da semana.

RECEBA as notícias do Paraná no WhatsApp

Na capital, a quarta-feira, mesmo com o comércio fechado, foi o dia de menor isolamento social da semana até então. Depois de registrar 42% na segunda-feira e 41% na terça-feira, Curitiba teve índice de isolamento de 40% no primeiro dia do decreto. Em Cascavel, onde a prefeitura recorreu da decisão do estado, mas vem cumprindo o decreto até uma nova decisão, o isolamento subiu de 38% para 40%, no primeiro dia de portas fechadas. Foz do Iguaçu já vinha com um índice de isolamento mais alto por causa do lockdown pontual promovido pela prefeitura nos bairros da cidade com maior incidência do coronavírus. Na quarta-feira, 47% dos moradores da cidade ficaram em casa, ante 46% dos dois dias anteriores. O índice de isolamento é medido pela empresa Inloco Inteligência de dados por meio de um sistema de geolocalização com base no tráfego de dados dos aparelhos celulares.

Cianorte, Cornélio Procópio, Toledo e Londrina não cumpriram o decreto estadual na quarta-feira, mantendo seus comércios abertos. Mesmo assim, Londrina registrou um pequeno aumento no isolamento social, que subiu de 35% para 37%. Em Cornélio Procópio, o índice baixou de 37% para 36%. Cianorte também teve queda de um ponto porcentual no isolamento de terça-feira para quarta-feira (de 36% para 35%).

A queda mais acentuada foi em Toledo, onde a taxa de isolamento caiu de 42% para 39% na quarta-feira. O município do Oeste do estado vinha de uma quarentena de 10 dias com o comércio fechado e autorizou a retomada das atividades econômicas não essenciais justamente no dia em que começou a vigorar o decreto estadual.

A média de isolamento social no estado foi a mais baixa da semana no primeiro dia da quarentena. O Paraná teve 39,1% das pessoas em casa na segunda-feira; 39,0 na terça-feira e 38,2 na quarta-feira. A média, de 38,7% na semana, no entanto, está acima das últimas três semanas, quando o isolamento social, nos dias úteis, ficou em torno de 36%.

Sem adesão

Toledo, Londrina, Cianorte e Cornélio Procópio mantiveram o comércio aberto nesta quinta-feira e também o farão na sexta-feira (2). Enquanto as prefeituras de Toledo e de Cianorte sustentam que os decretos municipais se sobrepõem ao decreto estadual e, por isso, não seguiram as medidas determinadas pelo Governo do Estado, Londrina e Cornélio Procópio apresentaram recursos administrativos à Secretaria Estadual de Saúde e mantiveram o funcionamento das atividades, seguindo o regramento específico de cada prefeitura, até o recebimento de uma resposta oficial do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]