i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus

Londrina decreta lei seca; Toledo entra em alerta vermelho e aumenta restrições

  • 11/09/2020 16:44
Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati explica o que motivou a lei seca na cidade.
Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati explica o que motivou a lei seca na cidade.| Foto: Viviane Honorato/PML

Está proibida a venda ou o fornecimento de bebidas alcoólicas em restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de conveniências e padarias de Londrina a partir desta sexta-feira (11). Decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati determinou a lei seca no município como medida de controle da propagação do novo coronavírus. Enquanto o decreto estiver em vigência, a pessoa que for pega bebendo bebidas alcoólicas em qualquer espécie de estabelecimento, assim como os proprietários do empreendimento que comercializarem o produto para consumo presencial, serão multados e responderão civil, penal e administrativamente.

As principais notícias do Paraná no seu whatsapp

Os empresários que descumprirem a norma receberão multa, terão o local interditado, com as atividades suspensas, e poderão perder o alvará de licença para o funcionamento. Para os empresários, o valor da multa será de R$ 3 mil, sendo que ele pode ser dobrado em casos de reincidência. Além disso, as pessoas que descumprirem o decreto e beberem nas ruas ou nas proximidades desses estabelecimentos serão multadas em R$ 500,00. “Se a pessoa quiser comprar e levar para casa não tem problema. Mas a ideia principal é que todo o local, que comercializa bebida alcoólica para o consumo presencial, está proibido. Então, independentemente de ser lanchonete, bar, restaurante, shopping ou outro, a venda para o consumo no local está proibida e a Força-Tarefa para a fiscalização já está em atividade”, esclareceu o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos.

Ao justificar o decreto, o prefeito Marcelo Belinati explicou que a medida se fez necessária após a análise dos dados epidemiológicos do município que revelou que mais da metade dos chamados atendidos pela Guarda Municipal, referentes às denúncias de desrespeito às normas de prevenção ao coronavírus, foram em locais que reuniram pessoas para o consumo de bebidas alcoólicas em confraternizações.

“Começamos a observar que diversos estabelecimentos, que têm como atividade principal algo diferente de bar, começaram a anunciar eventos nas redes sociais, como happy hour, chopp em dobro, feijoada com sambão e por aí vai. Além disso, mais da metade das pessoas que se infectaram em Londrina são jovens. A partir disso, nossos especialistas identificaram que os principais focos de contaminação são os bares, por isso é necessário esse decreto da Lei Seca”, disse o prefeito.

Também estão fechados em Londrina, pelo mesmo decreto, áreas de lazer como parques, praças e lagos. O uso de máscara também sofreu alteração. A partir de agora, não haverá mais orientação para quem for flagrado pela primeira vez sem o equipamento de proteção. A promessa é de multa direto para o descumprimento da medida. O decreto tem validade de 14 dias.

Toledo restringe horário de bares e restaurantes

A cidade de Toledo, no Oeste do Paraná voltou a registrar crescimento no número de casos e óbitos por Covid-19 e, por isso, emitiu alerta vermelho para a doença, fechando, por 10 dias, os parques municipais e restringindo o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes.

A medida foi tomada após o município registrar seis óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na última semana, chegando a 50 mortes desde o início da pandemia.

Em um mês, a média móvel diária de novos infectados pelo novo coronavírus aumentou 174,39%. A média diária de casos em 8 de agosto era de 21,71; passou a 59,57. Também houve piora na taxa de letalidade. Em agosto, 0,86% dos casos confirmados evoluíram para óbito. Agora, a letalidade está em 1,08%.

Com base nesta evolução, o Comitê de Operações Emergenciais do município emitiu o Alerta Vermelho, passando de risco moderado para risco alto, devido à piora da situação da pandemia e a prefeitura publico decreto, na última quinta-feira, determinando o fechamento de parques urbanos e praças públicas e reduzindo o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes para o período entre 10 h e 15 h e entre 18 h e 22 h, nos dois próximos finais de semana (de sexta-feira a domingo).

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • N

    Neto

    ± 14 minutos

    Com o calor a molecada não fica em casa, quer ir pros bares. Aí os casos aumentam, o comércio fecha e quem trabalha paga o pato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 16 minutos

    Parabéns ao prefeito de Londrina pela medida. Visitei a cidade recentemente e achei surreal os bares noturnos e o Igapó 2 lotado. No Igapó não seria problema se metade não se recusasse a usar máscara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 4 minutos

      Nos bares a molecada nunca usa máscara. Pega mal...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.