• Carregando...
Projeto de revitalização da orla de Matinhos.
Projeto de revitalização da orla de Matinhos.| Foto: IAT

Os materiais apreendidos durante busca e apreensão na sede do Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba, relacionados a supostas irregularidades na obra de revitalização da orla de Matinhos, devem permanecer lacrados. A decisão, em caráter liminar, foi tomada pelo juiz Francisco Cardozo Oliveira na tarde desta sexta-feira (22), e proíbe a análise de documentos e computadores até que seja julgado o mérito do habeas corpus impetrado pela defesa do diretor, Everton Souza, e de dois servidores do IAT. Eles foram denunciados pelo Ministério Público por suposta associação criminosa no âmbito da Operação Haiti.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na avaliação do magistrado, ao se requerer uma ordem de busca e apreensão é preciso que se demonstre “ao menos indícios concretos da autoria e da materialidade com lastro fático suficiente para legitimar tão invasiva medida estatal. A decisão que defere a busca e apreensão domiciliar somente é legítima quando respaldada nas provas colhidas nos autos e demonstrada a insuficiência de outras medidas menos restritivas aos direitos e interesses em jogo”, detalhou.

Para Oliveira, a decisão que motivou a busca e apreensão dos documentos e computadores foi “sucinta” e limitou-se a “explicar o fundamento legal e transcrever trechos do pedido do Ministério Público”. Ele segue: “a decisão não demonstrou a necessidade e indispensabilidade da medida e a inexistência de eventuais meios menos gravosos para os fins almejados pela investigação”.

À RPC, a defesa dos investigados disse que o Tribunal de Justiça reconheceu o constrangimento ilegal da decisão que autorizou a busca e apreensão, e que confia na justiça.

Relembre o caso

O projeto de revitalização da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, é alvo de investigação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). No último dia 15 de setembro, policiais do Gaeco cumpriram mandados de busca e apreensão na sede do IAT. O órgão ambiental do governo do estado é responsável pelo projeto e execução da obra.

Em agosto, o Ministério Público já havia aberto uma ação civil pública questionando o fato de o IAT ter aberto a licitação ainda sem documentos suficientes, principalmente relacionados a impactos ambientais da revitalização.

Após a busca e apreensão, o MP ofereceu denúncia contra o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. Outros dois funcionários também foram incluídos na denúncia por suposta associação criminosa no projeto de revitalização da orla de Matinhos, no litoral do estado. Para a promotoria, os três teriam cometido crimes ambientais entre agosto de 2019 e agosto de 2021 ao atuarem pressionando técnicos para que estes liberassem as licenças ambientais da obra. Segundo a denúncia, notas técnicas e estudos que apontavam os impactos ambientais da revitalização da orla foram ignorados, e o processo de concessão das licenças foi acelerado sem a devida atenção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]