• Carregando...
Maioria das universidades do PR se encaminha para exigir o passaporte da vacina
| Foto: Arquivo UFPR

As aulas presenciais das maiores universidades do Paraná começam em poucas semanas. E o comprovante de vacinação contra a Covid-19 deverá ser exigido para o retorno na maior parte delas, a julgar pelas manifestações públicas até agora de reitores e membros de conselhos universitários sobre o passaporte da vacina.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

Na UFPR, por exemplo, no que depender do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, as duas doses da vacina serão obrigatórias para o retorno de estudantes e funcionários, no dia 31 de janeiro. Fonseca anunciou no Twitter que no próximo dia 12 o Conselho Universitário da UFPR votará proposta feita por ele.

Na Universidade Estadual de Maringá, já foi definido: a vacina é obrigatória. As aulas presenciais começam, de forma escalonada, no próximo dia 17. “O aluno que não tomar a vacina por opção própria (e não por recomendação médica) terá que trancar as disciplinas e atrasar o curso em alguns meses, até que a política de saúde pública por conta da Covid-19 mude”, disse o reitor da UEM, Júlio Cesar Damasceno. As plataformas digitais da universidade já prepararam um espaço para que os estudantes e os servidores façam o anexo dos comprovantes de vacinação.

Toda a comunidade interna e externa que visitar a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a partir de 7 de fevereiro vai precisar apresentar comprovante de vacinação também. E na Unespar não vai ser diferente. A universidade, que tem unidades em Paranavaí, Apucarana e Campo Mourão, entre outras cidades, publicou um protocolo de biossegurança em que o passaporte vacinal é obrigatório, a não ser que haja justificativa médica.

Na Unioeste, com unidades em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, ainda está em discussão de que forma a vacinação vai ser cobrada, com retorno dos alunos 30 dias depois da segunda dose.

UEL e PUC-PR ainda não definiram exigência da vacinação

Já a Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) informou que a última resolução não indicou obrigatoriedade do passaporte vacinal, mas que a universidade mantém o tema em constante avaliação. “Inclusive está previsto um mapeamento da porcentagem de estudantes e servidores vacinados”, disse Sergio Gerelus, coordenador de comunicação social da Universidade Estadual de Londrina.

A Unicentro não incluiu a obrigatoriedade dos comprovantes nos protocolos de retorno às aulas. Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ainda não bateu o martelo. O conselho universitário vai se reunir no dia 4 de fevereiro para definir as novas regras. As aulas começam em março.

A PUC-PR anunciou que vai seguir as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde. Na plataforma online da universidade, os alunos podem anexar os comprovantes de vacina, mas a instituição ainda não definiu sobre a exigência dessa documentação para frequentar os prédios da PUC-PR. As aulas presenciais só começam em março. A Universidade Positivo ainda não definiu quais serão os protocolos e vai atualizar as exigências em uma data mais próxima do retorno às aulas, em fevereiro.

O governo federal, através de despacho do Ministério da Educação (MEC) em 29 de dezembro de 2021, tentou proibir as universidades e outras instituições de ensino de cobrarem comprovantes de vacinação. A medida foi suspensa 48h depois pelo ministro Ricardo Lewandovski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que o artigo 207 da Constituição assegura a autonomia universitária, que inclui decidir questões como a exigência ou não da comprovação de vacinação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]