• Carregando...
Administração do Parque das Aves decretou luto de três dias após ataque das onças à colônia dos flamingos.
Administração do Parque das Aves decretou luto de três dias após ataque das onças à colônia dos flamingos.| Foto: Divulgação / Parque das Aves

O ataque de duas onças pintadas dizimou a colônia de flamingos do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira (9). Apenas quatro das 176 aves sobreviveram ao ataque. A administração do parque decretou luto de três dias, e o espaço – um dos mais visitados da região de fronteira – só deve ser reaberto na próxima sexta-feira (12).

De acordo com uma nota publicada pela administração do parque, os primeiros flamingos chegaram à Foz do Iguaçu em 1995. Eram 16 aves, que vieram resgatadas do Chile. “No Parque das Aves, esses animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia”, diz a nota.

Ainda segundo a nota do Parque das Aves, as onças não atacaram diretamente todos os 172 flamingos que acabaram mortos. As aves estão passando por autópsia para determinar se a causa da morte foi o ataque das onças ou o que os especialistas chamam de “miopatia de captura” – uma condição comum nessas aves, que podem vir a óbito pelo estresse causado durante uma situação de ataque.

As duas onças adentraram o recinto dos flamingos durante a madrugada. É o primeiro ataque do tipo nos 27 anos de funcionamento do parque, que conta com sistemas de monitoramento e detectores para evitar a entrada de outros animais no espaço. As imagens de câmeras de segurança vão ajudar a administração a entender como se deu a entrada das onças, mesmo com todos os aparatos de proteção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]