• Carregando...
Maria Francisca Klosienski: a “rainha” mais admirada do futebol paranaense
| Foto: Reprodução / Facebook

Maria Francisca Klosienski nasceu pequena, mas seu destino era ser grande, uma rainha. Prematura com pouco mais de 1 kilo, chegou em janeiro de 1953 para completar a família de Izabel e Casimiro Klosienski. Maria Francisca, ou Chica como ficou conhecida, morreu aos 67 anos enquanto lutava contra o terceiro câncer, de pele.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Aos 10 anos, mudou-se de Wenceslau Braz para Curitiba, onde a família se radicou no bairro Água Verde. Embora tenha cursado apenas até a quarta série, a pouca escolaridade não se mostrou um empecilho para suas conquistas. Foi durante a adolescência que Chica descobriu a paixão pelo futebol, especialmente pelo Athletico Paranaense – amor que a acompanhou até o fim de sua vida.

Entrou para o mundo profissional aos 13 anos, quando começou a trabalhar na Rádio Colombo como uma espécie de “cicerone”. Sua função era mostrar aos visitantes a capela do local. Em 1975 entrou para a Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEP), onde permaneceu até 2001. Fez uma tentativa no mundo dos negócios, ao abrir uma lanchonete no centro da cidade e durante 2 anos conciliou a administração do lugar com o trabalho nos jogos de futebol.

O último emprego antes da aposentadoria foi na Federação Paranaense de Futebol, de 2004 a 2011, ano em que se aposentou. Mas Chica seguia presença constante nos jogos até dezembro de 2019, contratada diretamente pelos clubes para cuidar do credenciamento da imprensa.

Embora o desejo de estar perto dos gramados fosse grande, ela nunca faltou com as responsabilidades perante a família. Ao perder o pai, passou a viver com a mãe e assumiu as demandas da casa. Aos 31 anos, engravidou e teve sua única filha Maria Izabel Klosienski.

O amor pelo esporte que era sua profissão não a deixava mesmo em momentos de folga e lazer. Férias para ela era sinônimo de praia. Mas unia os dois prazeres quando viajava para o Nordeste para participar decongressos relacionados ao futebol.

Pelos colegas de imprensa era chamada de “rainha do futebol paranaense”. Chica recebeu diversas homenagens de jornalistas, cronistas esportivos e também dos clubes que acompanhou tão de perto durante toda a vida. “O Athletico Paranaense lamenta profundamente o falecimento de Maria Francisca Klosienski, a ‘Chica’, um dos nomes mais reconhecidos no futebol paranaense e que nos deixou na noite do último sábado (2), aos 67 anos de idade. Descanse em paz, Chica!”, publicou nas redes sociais o Athletico, clube do coração.

“Minha mãe era uma mulher dedicada, uma pessoa que honrava e amava o seu trabalho e que não media esforços para fazê-lo bem e ajudar a quem precisava; eu, como filha, cresci observando o seu exemplo e, o respeito e zelo pela minha profissão e local de trabalho, aprendi com ela. A sua sede de aprender, de se reinventar, sempre foi infindável, a sua coragem em enfrentar os obstáculos que a vida lhe impunha serve de inspiração para muitas pessoas que a conheceram”, conta Maria Izabel.

Outro lugar em que mereceria o título de rainha era junto aos netos. Era a grande companheira da neta Isabella, com quem passava todos os fins de semana, e, mais recentemente, viu a família ainda mais completa, e movimentada, com a chegada o Lucas.

Maria Francisca deixa uma filha e dois netos.

Maria Francisca com os netos, Isabella e Lucas
Maria Francisca com os netos, Isabella e Lucas| Arquivo familiar
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]