• Carregando...
Medo do coronavírus afugenta doadores e ameaça zerar estoques de sangue no Paraná
| Foto: Divulgação / Sesa-PR

Em tempos de enfrentamento ao coronavírus, os bancos de sangue no Paraná estão quase zerados por causa do receio dos doadores de comparecer aos locais de coleta. Sem estoque, pacientes em estado grave, entre eles os que enfrentam dengue hemorrágica, podem sofrer um grande impacto nos tratamentos nos próximos dias. Tentando reverter esse quadro, a Secretaria da Saúde do Paraná tomou medidas para evitar aglomeração nos locais de espera para a doação, está realizando agendamento via aplicativo e a diretora faz um apelo: “Necessitamos que as pessoas continuem a doar”.

Nas últimas 48 horas houve uma queda brusca na doação de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Enquanto em uma situação de coleta normal cerca de 860 a 900 doadores comparecem por dias nos hemocentros de todo o Paraná, na última terça-feira (17), foram apenas 310 pessoas. De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, em dois ou três dias o estoque pode acabar.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Necessitamos que as pessoas continuem a doar sangue. Além do coronavírus, enfrentamos um surto de dengue no Estado. Muitos pacientes graves com hemorragia necessitam de plaquetas, que têm validade de apenas cinco dias. Precisamos de doadores diariamente”, enfatizou.

Liana alerta que já existem 157.472 notificações de dengue no Estado, sendo 65.524 casos confirmados em 357 municípios. Em 147 deles a situação é de epidemia. São 49 mortes de agosto de 2019 até agora. Além disso, pacientes com outras enfermidades e em tratamentos graves como câncer, podem ser impactados com a falta nos estoques.

Mais ventilação e higiene nos locais de doação

Para garantir aos doadores que não há  perigo de transmissão do coronavírus durante a espera e a coleta de sangue, algumas medidas foram tomadas na sede do Hemepar.

“Estamos diminuindo ao máximo o tempo de espera para evitar aglomeração. Além disso, separamos as poltronas de doação e as cadeiras da recepção com distância de 1,5 metro. Instalamos bancos nos jardins para espera ao ar livre e vamos instalar uma tenda para que mesmo com chuva as pessoas possam aguardar do lado externo, se preferirem”, destacou a diretora.

Além disso, está sendo redobrado o cuidado com a ventilação do ambiente e a higienização.

Em Curitiba e Cascavel é possível agendar o horário da doação por meio do site Piá.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário ter mais de 16 e no máximo 69 anos, pesar mais de 50 kg e ter uma condição saudável. A recomendação é para que o doador esteja alimentado, mas que não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou alimentos gordurosos nas últimas 4 horas. Pessoas com sintomas de gripe ou resfriado não podem doar, assim como quem fez tatuagem nos últimos 12 meses. É obrigatório apresentar um documento com foto.

Para doar em Curitiba

Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Tel: (41) 3281 4000

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]