• Carregando...
Vacinação no Paraná
Insumos para vacinação no Paraná| Foto: Jonathan Campos/ AEN

Pouco mais de 4 milhões de paranaenses devem ser vacinados até maio de 2021 no Paraná, segundo previsões da Secretária Estadual da Saúde (Sesa). O número representa 46,5% da população do estado. A primeira etapa da vacinação vai ser composta por profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, pessoas com mais de 60 anos que residem em instituições de longa permanência para idosos e os profissionais que atuam nesses locais, além da população indígena. A definição de grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19 seguiu critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná, segundo o Ministério da Saúde, é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, e a orientação por grupos prioritários, a previsão é vacinar um total de 4.019.115 paranaenses até maio de 2021. A vacinação não desobrigará a adoção de outras medidas de controle da pandemia, como o uso de máscaras e o distanciamento social. A expectativa do Governo do Paraná é "expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada", totalizando 8.736.014 pessoas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou à agência de notícias do governo do estado que a vacinação é prioridade e que vai chegar aos 399 municípios do estado. “Nossa estrutura é muito segura e sustentada. As nossas regionais já estão recebendo as seringas, agulhas e outros insumos necessários para distribuir aos municípios. O processo de distribuição do imunizante será realizado como os demais que já fazemos, ágil, seguro e monitorado e também com apoio aéreo para maior agilidade”. Os caminhões com insumos seguiram neste sábado (16) para várias regiões do Paraná.

Vacinação no Paraná está com estrutura pronta para distribuição

O Ministério da Saúde anunciou que irá enviar para o Paraná 5% do total de doses da vacina contra a Covid-19 que o país conseguir adquirir nos próximos dias. Após o recebimento dos lotes no Aeroporto Internacional Afonso Pena, será realizada a conferência e organização para o envio no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). As caixas com o imunizante seguirão via terrestre acondicionadas em caminhões baús refrigerados (com sistema de rastreamento via satélite), até as 22 Regionais de Saúde onde serão guardadas em câmaras frias. Em locais mais afastados as caixas serão transportadas por aviões. Cada município é responsável por retirar as caixas com as quantidades de doses para aplicação na sua população.

O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de locais varia em cada cidade de acordo com o tamanho da população. Os municípios são responsáveis pela gestão dos profissionais para aplicação das doses da vacina, assim como pelas estratégias de vacinação chamada extramuros, ou seja, fora das salas de vacinação. Um exemplo de desse formato é a vacinação em terminais de ônibus ou drive-thru. Em Curitiba, a prefeitura de Curitiba informou que o local de vacinação vai ser o Centro de Exposições Positivo do Parque Barigui, uma área de 7.500 m² do pavilhão que vai ter cerca de 3 mil metros quadrados de área destinada à logística de vacinação.

Atualização

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou inicialmente que seriam vacinados 4.049.801 paranaenses em 2021. Mais tarde, este número foi corrigido para 4.019.115 pessoas até maio de 2021.

Atualizado em 17/01/2021 às 12:09
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]