• Carregando...
Casos de Covid atingiram menos de 1% da comunidade escolar do PR, após retorno presencial
Casos de Covid atingiram menos de 1% da comunidade escolar do PR, após retorno presencial| Foto: ATILA ALBERTI / Tribuna do Paraná / Arquivo

A rede estadual de ensino do Paraná fechou o mês de agosto com praticamente metade dos alunos de volta às aulas presenciais no sistema híbrido, em que há rodízio de estudantes nas escolas, com conteúdo transmitido pela internet a quem permanece no sistema remoto. Perto de 500 mil estudantes tiveram autorização dos pais ou responsáveis para voltar a frequentar as escolas. A outra metade segue estudando em casa nas aulas on line ou com o material impresso.

Receba notícias do Paraná em seu celular

No dia 10 de agosto, resolução da Secretaria Estadual de Educação (Seed) permitiu reduzir o distanciamento preventivo da Covid-19 de 1,5 metro para 1 metro entre os estudantes dentro da sala de aula. A medida possibilitou que mais alunos frequentassem as escolas, volume que a Seed pretende aumentar agora com o avanço da vacinação.

"O intuito é que as escolas da rede pública de ensino recebam com segurança um maior número de estudantes, motivando-os pela permanência, uma vez que o ensino remoto contribui para com a aprendizagem, mas não substitui as atividades pedagógicas ofertadas de modo presencial", afirma a Seed em nota enviada à Gazeta do Povo.

Das 2.100 escolas estaduais, 1.987 estavam abertas no último dia do mês de agosto. Apenas sete colégios estavam fechados por casos de Covid-19.

Outras 106 escolas ainda não abriram por não terem funcionários suficientes. Um dos motivos da falta no quadro laboral seria justamente o afastamento ou mesmo morte de servidores por Covid-19 ao longo da pandemia.

Para contornar a falta de funcionários nessas e outras escolas, a Seed abriu dois editais de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para substituição dos funcionários afastados das escolas. Serão contratados 800 funcionários, entre assistentes administrativos e auxiliar de serviços gerais.

Desde a retomada das aulas presenciais na rede estadual em 21 de julho, a Secretaria de Educação registrou 4.378 casos de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]