• Carregando...
Deputa
Deputa| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O deputado estadual Delegado Rubens Recalcatti (PSD) faleceu na noite desta sexta-feira (9), vítima de um infarto. A informação foi confirmada pela sua equipe de imprensa e por familiares.

CADASTRE-SE e receba notícias de Paraná pelo Whatsapp

Nascido em Santa Catarina, Recalcatti, de 72 anos, era advogado formado pela UniCuritiba. Sua trajetória ficou mais conhecida, no entanto, pela atuação como delegado da Polícia Civil. Trabalhou por mais de 20 anos em diversos municípios do Paraná, incluindo União da Vitória e Araucária. Como membro da polícia, esteve à frente de investigações de grande repercussão.

Sua atuação policial foi um dos fatores que o conduziu à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Recalcatti tomou posse como deputado estadual pela primeira vez em maio de 2017. Suplente naquela legislatura, ele assumiu a vaga deixada pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. Em 2018, foi reeleito com 35.348 votos.

Sua atividade legislativa tinha como pauta principal os projetos de segurança pública e de valorização de policiais. Uma das últimas atividades, aliás, foi na noite de quinta-feira, quando o deputado realizou uma audiência pública para celebrar o Dia Estadual dos Consegs (os conselhos de segurança), comemorado em 2 de abril por lei de sua autoria. Ele definiu esses conselhos como "verdadeiros modelos de sucesso, que têm ajudado a evitar delitos e crimes no futuro". "Por isso, nossa audiência também tem o intuito de homenagear todos que fazem parte deste belo movimento, que precisa crescer e fortalecer”, disse.

No ano passado, Recalcatti havia perdido a esposa, Leonice, vítima de um câncer. O deputado deixa os filhos Filipe e Heloísa.

Luto na Alep e no estado

Colegas políticos lamentaram a morte do deputado. Em áudio enviado à imprensa, o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, pertencente ao mesmo partido de Recalcatti, definiu o deputado como "um homem dedicado à causa pública, implacável no combate ao crime, como político, extremamente sério e trabalhador, e um ótimo pai de família".

Pelo Twitter, o chefe da Casa Civil no estado, Guto Silva, também lamentou a perda. "Com muito pesar recebo a notícia do falecimento do deputado estadual, Delegado Rubens Recalcatti. Meus sentimentos aos familiares e amigos do parlamentar", escreveu.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte. "É uma perda imensa para o Paraná. O deputado sempre defendeu a sociedade e os profissionais da segurança pública com muita dedicação. A todos os seus familiares e amigos, meus profundos sentimentos", disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse se tratar de "uma perda muito grande". "Um deputado exemplar, defensor dos profissionais de segurança e que vai fazer muita falta no nosso convívio no Legislativo. A todos os familiares os meus mais profundos sentimentos", disse.

A Casa também decretou luto oficial de três dias em homenagem a Recalcatti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]