• Carregando...
Município da RMC vai ter transporte coletivo de graça a partir do fim de março
| Foto: Arquivo / Tribuna do Paraná

Os moradores de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), vão poder viajar de graça no transporte coletivo municipal a partir do próximo dia 21. O lançamento oficial do novo sistema de tarifa zero nos ônibus da cidade, apelidado de “Joião” pela administração municipal, será feito nesta quinta-feira (10).

A gratuidade será aplicada a todos os passageiros em viagens dentro dos limites da cidade, nas áreas urbanas e rurais de Quatro Barras, e não vale para as linhas que fazem a integração com outros municípios, como Curitiba, por exemplo.

Em nota oficial publicada no site da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, o prefeito Loreno Tolardo (PSD) explicou que o objetivo da medida é auxiliar os trabalhadores e fortalecer o comércio local por meio da livre circulação das pessoas. “O projeto impulsiona vários setores de forma simultânea, e o mais importante, beneficia o trabalhador das mais diversas áreas, reduzindo custos que muitas vezes são bancados pelo próprio trabalhador. Queremos que a livre circulação auxilie as pessoas, fortaleça o comércio e incentive a geração de empregos”, disse o prefeito.

Em entrevista por telefone à Gazeta do Povo, o secretário municipal de Comunicação de Quatro Barras, Luis Henrique Francisco, explicou que a gratuidade será aplicada sem a necessidade de cadastros prévios dos usuários. “É sem burocracia. Quem é daqui, quem vem de fora, não importa, que quiser se deslocar de um bairro para outro é só entrar no ônibus. Simples assim”, disse.

De acordo com o secretário, a gratuidade para os passageiros irá custar algo próximo de R$ 220 mil mensais. “Deste total, aproximadamente 30% ficarão a cargo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), que já investia anteriormente no nosso sistema. Os outros 70% serão de responsabilidade da Prefeitura”, detalhou.

Como vai funcionar o “Joião”?

De acordo com o secretário, os passageiros terão livre acesso às três linhas exclusivas do “Joião”, que irão operar tanto em dias úteis quanto em fins de semana, com mais de 50 horários à disposição. O transporte gratuito será oferecido pelas linhas O11 – Borda do Campo/Terminal de Quatro Barras, O12 – São Pedro – Jardim Menino Deus (via Terminal de Quatro Barras) e O13 – Palmital – Ribeirão do Tigre/Terminal de Quatro Barras.

Divulgação / Prefeitura Municipal de Quatro Barras
Divulgação / Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Mesmo com a incorporação da tarifa zero nas linhas municipais, o sistema metropolitano continua com atendimento normal através das linhas de ligação com Curitiba (Guadalupe e Terminal do Santa Cândida), Campina Grande do Sul e Piraquara, ou seja, ao se deslocar para outros municípios o passageiro terá o custo normal da passagem.

Para distribuir os serviços no Terminal Rodoviário, estão previstas adequações para o atendimento híbrido, permitindo acesso às linhas municipais sem passagem pela catraca no terminal e a implantação de catraca para as linhas metropolitanas, de forma que ambas estejam integradas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]