• Carregando...
Distribuição da vacina de Covid-19.
Distribuição da vacina de Covid-19.| Foto: José Fernando Ogura/AEN

Com a estratégia do Ministério da Saúde de não reter mais as doses para a segunda aplicação, destinando todos os lotes que forem distribuídos diretamente para a primeira dose, a vacinação da Covid-19 será acelerada no Paraná. Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai abrir mais dois grupos prioritários de imunização: idosos de 70 a 74 anos e integrantes de comunidades quilombolas.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Entram nessa nova ação 271.160 doses entregues semana passada e distribuídas segunda-feira (23). Desse total, 264.910 vão para pessoas entre 70 a 74 anos, correspondendo a 78,87% dessa população no estado, e 6.250 doses para os quilombolas, suficiente para 63,1% do total deste grupo. Além disso, segue a vacinação no Paraná dos profissionais da saúde com mais 11.850 doses e idosos de 75 a 79 anos, com 86.640 doses, equivalente a 47,11% da população desta faixa etária.

“Diante da orientação direta do Ministério da Saúde para que todas as doses fiquem imediatamente à disposição dos municípios, faço um apelo para que as prefeituras gastem todas essas vacinas. É fundamental que elas sejam utilizadas o mais rápido possível”, pede o secretário estadual de Saúde, Beto Preto em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

Mesmo acatando a orientação do Ministério da Saúde, Beto Preto, entretanto, não esconde a preocupação com a vinda da segunda dose dentro do prazo de aplicação estipulado pelos laboratórios para esses grupos que foram incluídos na nova estratégia de vacinação. "Vamos seguir exatamente aquilo que foi colocado no Plano Nacional de Imunização. Agora, isso é uma preocupação. Com esses atrasos e tudo o mais, fico muito preocupado. Eu gostaria de reservar as doses", revelou o secretário de saúde em entrevista à RPC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]