• Carregando...
Ferroeste em Guarapuava  –  Guarapuava, 04/04/2019  –  Foto: Jaelson Lucas/ANPr
Ferroeste em Guarapuava – Guarapuava, 04/04/2019 – Foto: Jaelson Lucas/ANPr| Foto: Jaelson Lucas

Os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinaram na quarta-feira (19) um acordo de cooperação técnica para implantação do Corredor Oeste de Exportação, novo ramal ferroviário que vai ligar a cidade sul-matogrossense de Maracaju ao Porto de Paranaguá.

Receba as principais informações do Paraná pelo WhatsApp

O projeto prevê a implantação de uma nova malha ferroviária de até 1.371 quilômetros de extensão, dividida em quatro etapas: construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (Oeste do Paraná); revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel a Guarapuava; construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; e um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Durante o encontro entre os governadores, também foi firmado o contrato com a empresa TPF Engenharia para execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), que devem ser concluídos em, no máximo, um ano. Até setembro, o governo do Paraná também assinará a contratação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos necessários para execução do projeto.

A proposta do governo paranaense é abrir a concessão do projeto para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, atendendo a um pedido feito pelo Paraná. A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores até novembro de 2021. O modelo de concessão (total ou parcial) está sendo discutido pelo grupo de trabalho que elabora o Plano Estadual Ferroviário do Paraná, instituído no mês passado pelo governador Ratinho Junior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]